A cerimônia será realizada na Sociedade Esportiva Sanjoanense

A cerimônia será realizada na Sociedade Esportiva Sanjoanense

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE BELLINI NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE MAURO RAMOS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista vai entregar, em 5 de abril de 2019, o Título de Cidadão Sanjoanense, “in memoriam”, aos campeões mundiais de futebol Hideraldo Luiz Bellini e Mauro Ramos de Oliveira. A cerimônia será realizada na Sociedade Esportiva Sanjoanense, clube onde os zagueiros atuaram e que ajudou a projetá-los nacionalmente. Mais tarde, ambos chegaram a capitães das vitoriosas seleções nas Copas do Mundo de 1958 e 1962.

A honraria foi outorgada em 1980, com autoria do então vereador Antonio Celestino Neto, quando o Legislativo era presidido por Adolpho Alvarez Neto. A comenda será entregue aos familiares dos atletas. Bellini nasceu em Itapira (SP) e faleceu em 2014. Mauro nasceu em Poços de Caldas (MG) e faleceu em 2002.

Medalha de Mérito Esportivo

A solenidade marcará também a entrega da Medalha de Mérito Esportivo ao jornalista esportivo Antonio Carlos Nogueira de Oliveira (Leivinha), autor de diversas publicações que preservam e enaltecem a memória do Esporte sanjoanense, entre elas o livro “100 anos de futebol em São João da Boa Vista”. Esta honraria, outorgada em novembro de 2018, é de autoria do vereador José Cláudio Ferreira (Claudinho).

Segundo Leivinha, por meio de Bellini e de Mauro, São João da Boa Vista e a Esportiva, onde começaram suas carreiras, ficaram conhecidas por todo o planeta como única cidade e único clube a revelar dois capitães campeões mundiais. Este feito somente foi igualado pela Alemanha e pelo Bayern de Munique, na Copa de 2014, quando Philipp Lahm ergueu a taça no Maracanã, repetindo o gesto de Franz Beckenbauer em 1974.

Expectativa

Segundo o Presidente da Câmara, Luís Carlos Domiciano (Bira), a expectativa é grande para o evento. “Quando ficamos sabendo da possibilidade de fazer essa homenagem com os dois títulos, que até hoje não foram entregues, conversamos e conseguimos agendar essa data com a Esportiva, justamente onde o Bellini e o Mauro jogaram. E soubemos também que havia a medalha já concedida ao Leivinha, que pesquisa o universo ligado ao Bellini e ao Mauro. Então é uma feliz coincidência prestar a homenagem ao Leivinha na mesma cerimônia”, afirma Bira. “Tenho certeza que vai ser um evento muito marcante.”

Serviço

A Sessão Solene será no dia 5 de abril de 2019 (sexta-feira), às 19h30, no Auditório da Sociedade Esportiva Sanjoanense, com entrada gratuita, e toda população está convidada.

Últimas do seu time