O paulista de 16 anos é o atual campeão da F4 Francesa. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O paulista de 16 anos é o atual campeão da F4 Francesa. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Atual campeão da F4 Francesa, Caio Collet foi anunciado nesta terça-feira (22) como integrante do programa de desenvolvimento para jovens pilotos da Renault, oficialmente batizado de Renault Sport Academy, dando mais um passo rumo ao objetivo de, em médio prazo, estar no grid da Fórmula 1.

“Estou muito feliz em fazer parte da Renault Sport Academy. Na última temporada, foi uma grande motivação saber que haveria uma oportunidade de entrar para o programa como parte do prêmio para o vencedor da Fórmula 4 Francesa. Minha sede de vitória só aumenta, pois quero mostrar à Renault que realmente mereço um lugar na Academia e isso significa ter uma temporada de sucessos nas pistas da Fórmula Renault Eurocup. Vou me empenhar bastante para atingir meus objetivos e não vejo a hora de trabalhar com a Renault e contar com todo o suporte que a marca oferece", comentou Collet durante coletiva realizada no Speedland, no bairro do Tatuapé, zona leste da capital paulista.

Empresariado por Nicolas Todt, que já exerceu esta mesma função em relação a Felipe Massa, Collet está ligado ao empresário desde 2016, quando passou a integrar a Birel Art Racing, fabricante de chassis de kart de propriedade de Nicolas, que é filho de Jean Todt, atual presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Antes, Jean Todt foi homem forte da Peugeot Sport e da Ferrari.

Caio Collet esteve duas vezes na redação do Portal Terceiro Tempo para gravar o programa Bella Macchina, canal de automobilismo do site de Milton Neves. A mais recente, em outubro do ano passado, em edição ao vivo, que contou com a participação de internautas. CLIQUE AQUI e veja a entrevista completa com Caio Collet, que havia acabado de conquistar o título da F4 Francesa.

Falando em 2018, Collet venceu o campeonato da F4 Francesa com ampla superioridade sobre o vice-campeão, o belga Ugo de Wilde. O brasileiro disputou 21 corridas (com dez pódios), venceu sete delas e ainda conquistou sete poles e oito melhores voltas,  fechando a temporada com 86 pontos sobre Wilde.

Caio Collet, de 16 anos, que em 2019 também será piloto do campeonato da Fórmula Renault Eurocup, terá como colegas no Renault Sport Academy o francês Victor Martins, o britânico Max Fewtrell, o chinês Guanyu Zhou e o dinamarquês Kristian Lundgaart. Os jovens pilotos terão contato com os titulares da Renault F1 durante o ano, no caso o australiano Daniel Ricciardo, que fará sua primeira temporada pela escuderia francesa, e o alemão Nico Hulkenberg, que compete desde 2017 no time sediado em Enstone, no Reino Unido.

Caio Collet teve uma temporada irrepreensível pela F4 Fracesa, conquistando o título com ampla margem para o vice-campeão. Foto: Divulgação/fgcom

RETROSPECTO

Ligado ao automobilismo desde pequeno (é filho de Carlo Collet, piloto de rali que já disputou o Dakar e o Sertões, entre outras competições), Caio acumula quatro títulos brasileiros de kart e o terceiro lugar no Mundial de Kart pela classa KF Junior.

O brasileiro passa a integrar o programa de jovens pilotos da Renault. Foto: Divulgação/Renault

OUTROS BRASILEIROS MIRANDO A F1

Em 2019, dois brasileiros estarão diretamente ligados à equipes de F1. Sérgio Sette Câmara trabalhará junto à McLaren como piloto de desenvolvimento e seguirá na F2 para sua terceira temporada consecutiva, primeira pela DAMS, depois de passagens pela MP e Carlin. Pietro Fittipaldi, campeão da World Series em 2017 e com atuações pelo WEC e Fórmula Indy em 2017, também trabalhará nesta função em um time de F1, pela norte-americana Haas.

Alguns degraus abaixo, mas também vinculados à importante escuderia, Enzo Fittipaldi e Gianluca Petecof seguem integrando a Academia da Ferrari. Enzo foi o campeão da F4 Europeia em 2018 e Petecof terminou a temporada como melhor estreante e quarto colocado na tabela geral.

CALENDÁRIO COMPLETO DA FORMULA RENAULT EUROCUP EM 2019

Testes coletivos da pré-temporada

5 a 7 de março - Magny-Cours, França
27 a 28 de março - Paul Ricard, França
9 a 10 de abril - Monza, Itália

ETAPAS (TODAS EM RODADAS DUPLAS)

12 a 14 de abril - Monza (Ita)
10 a 12 de maio – Silverstone (Ing)
23 a 26 de maio - Mônaco (Mon)
31 de maio a 2 de junho – Paul Ricard (Fra)
26 a 28 de julho – Spa (Bel)
30 de agosto a 1º de setembro – Nurburging (Ale)
6 a 8 de setembro – Hungaroring (Hun)
27 a 29 de setembro – Barcelona (Esp)
4 a 6 de outubro – Hockenheim (Ale)
24 a 26 de outubro – Yas Marina (Abu Dhabi)

 

Últimas do seu time