Grêmio está na briga pelo título da Copa Libertadores. Foto: Rodrigo Buendia/AFP - retirada do UOL

Grêmio está na briga pelo título da Copa Libertadores. Foto: Rodrigo Buendia/AFP - retirada do UOL

Dos tempos de G-4 há apenas dois anos, passando para o atual G-6, e podendo terminar o ano com um G-9. Esse é o cenário no Campeonato Brasileiro, que, a depender dos resultados do time do país nas competições sul-americanas desta temporada, pode classificar até seus nove melhores colocados para a Libertadores de 2018.

Isso pode acontecer porque a Conmebol reserva vagas para os campeões da Libertadores e da Sul-Americana. O Grêmio está na disputa do principal torneio da América do Sul, enquanto Flamengo, Fluminense e Sport brigam pelo título da segunda competição. Se um time brasileiro for campeão continental e terminar no G-6, abre a vaga para quem vem logo atrás.

Atualmente, o G-6 já é G-7, uma vez que o Cruzeiro, atual campeão da Copa do Brasil e com presença já garantida na Libertadores-2018, é o quinto colocado. O Grêmio é o quarto, o que significa que a chance de haver pelo menos um G-8 é alta se o time gaúcho ganhar a Libertadores. Na partida de ida da semifinal, a equipe fez 3 a 0 no Barcelona-EQU, fora de casa.

Já para haver o G-9, é necessário também que um brasileiro vença a Sul-Americana e termine pelo menos em sétimo no Brasileirão. Quem tem mais chances de cumprir essas exigências é o Flamengo, que bateu o Fluminense por 1 a 0 na ida das quartas de final e está em sétimo no campeonato nacional.

Já o Flu ocupa a 13ª posição, enquanto o Sport, que vai encarar o colombiano Junior Barranquilla nas quartas da Sul-Americana, é o 15º no Brasileirão. Ou seja, mesmo se uma dessas equipes conquistasse a competição internacional, o G-9 não aconteceria com as colocações atuais.

Só o 16º fora da Sul-Americana

Além de nove times na Libertadores, o Brasileirão pode ter outra situação inusitada: ter só o 16º colocado na chamada "zona morta", nem classificado para competições internacionais e nem rebaixado.

Caso o G-9 aconteça, os seis times seguintes na tabela do Brasileiro – ou seja, do 10º ao 15º – irão para a Copa Sul-Americana de 2018. Isso deixaria apenas o 16º colocado, além dos quatro rebaixados, fora de competições internacionais. Atualmente, o Avaí é o 16º, com 34 pontos, um acima da zona da degola.

Últimas do seu time