Árbitro japonês Yuichi Nishimura errou ao não expulsar Neymar e marcar um pênalti inexistente em Fred. Vitória por 3 a 1 não reflete o que foi o jogo

Árbitro japonês Yuichi Nishimura errou ao não expulsar Neymar e marcar um pênalti inexistente em Fred. Vitória por 3 a 1 não reflete o que foi o jogo

O árbitro japonês Yuichi Nishimura teve papel fundamental na vitória do Brasil sobre a Croácia por 3 a 1, nesta quinta-feira, na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo. O futebol do time canarinho foi frustrante e a vitória veio com um erro grave do homem de preto, que marcou na etapa final um pênalti inexistente em Fred.

Vale lembrar que o primeiro gol, marcado por Neymar, ainda no primeiro tempo, saiu também após uma agressão do camisa 10 sobre um rival, num lance que o árbitro ignorou, ajudando a seleção brasileira. Neymar merecia a expulsão.

O terceiro gol, de Oscar, saiu já nos acréscimos da partida, quando a Croácia estava toda no ataque.

Fato é que o resultado não reflete o que foi o jogo, além da Croácia, que jogou bem e não merecia perder. Os croatas têm todos os motivos para reclamar da arbitragem, que foi muito favorável ao Brasil.

A seleção brasileira não esteve bem na estreia. Viveu de alguns bons momentos no jogo e do futebol eficiente da dupla Neymar e Oscar.

A atuação do camisa 10, inclusive, provou o que tenho dito há algumas semanas: Sem Neymar, a seleção perde referência e qualidade. Com ele, ganha em poder de decisão e personalidade.

Já Oscar fez um gol e deu a volta por cima, já que havia jogado muito mal nos amistosos antes da estreia e entrou em campo pressionado. Mostrou personalidade e poder de reação.

Com o triunfo, o Brasil deu um enorme passo rumo à classificação. No entanto, fica muito claro também que a Croácia tem futebol para chegar às oitavas de final.

A estreia apresentou um Brasil nervoso, sentindo a pressão, e diante de um adversário duro, de brio e bom tecnicamente. A vitória foi importante, sobretudo diante do futebol fraco da seleção canarinho.

Os problemas apresentados antes da estreia voltaram a atormentar a seleção brasileira. Fred seguiu isolado à frente e apareceu apenas ao cavar um pênalti inexistente no segundo tempo. Já Paulinho voltou a jogar mal.

A defesa também mostrou insegurança nas bolas aéreas, sobretudo no final do jogo, quando a Croácia foi para o tudo ou nada.

A tendência é que o futebol da seleção cresça nos próximos jogos, diante de México e Camarões, assim como creio também que o time considerado titular pode chegar à fase de mata-mata com novidades. Hernanes entrou bem e deu outra movimentação ao meio-campo.

A estreia da seleção brasileira valeu pelos três pontos. O futebol do Brasil foi abaixo do esperadp e só não foi pior do que a arbitragem do japonês Nishimura, que prejudicou demais a seleção croata.

Acesse o Blog Salgueiro FC

Twitter: @salgueirofc

Foto: Flavio Florido/UOL

Últimas do seu time