A última vez que isso aconteceu foi em 1991, na decisão entre Colo-Colo e Olimpia

A última vez que isso aconteceu foi em 1991, na decisão entre Colo-Colo e Olimpia

Atlético Nacional e Independiente Del Valle farão a final da Libertadores de 2016. A primeira desde 1991 que não conta com uma equipe brasileira ou argentina na decisão. Nos últimos 25 anos, pelo menos um dos países chegou à última fase da competição.

Na última vez que isso aconteceu, Colo-Colo, do Chile, e Olimpia, do Paraguai, decidiram quem seria o melhor time da América do Sul. Assim como o Del Valle, os chilenos eliminaram o Boca na semifinal. Contra os paraguaios, empate sem gols em Assunção e goleada de 3 a 0 em Santiago.

Desde então, foram 24 finais de Libertadores. Brasileiros e argentinos estiveram envolvidos 21 e 12 vezes, respectivamente. Em sete delas a final foi entre times dos países rivais e em outras duas brasileiros fizeram uma decisão nacional (São Paulo x Atlético-PR em 2005 e São Paulo x Internacional em 2006).

Ainda neste período de 25 anos, somente três vezes o título não ficou com um dos dois países: 2002 (Olimpia, do Paraguai), 2004 (Once Caldas, da Colômbia) e 2008 (LDU, do Equador). Nas demais ocasiões são 12 títulos brasileiros e nove argentinos.

Além disso, pela primeira vez na história da competição a final será entre Colômbia e Equador.

Foto: Band.com.br

Últimas do seu time