Treinador conquistou o título sul-americano em duas oportunidades; recorde em finais também pode ser batido

Treinador conquistou o título sul-americano em duas oportunidades; recorde em finais também pode ser batido

Após conquistar a classificação diante do Atlético-MG no estádio Independência nesta quarta-feira, o técnico Edgardo Bauza está próximo de bater marcas expressivas na Libertadores. O argentino alcançou a sua quarta semifinal em 12 participações na competição sul-americana.

Caso conquiste uma vaga na final da edição de 2016, o técnico alcança outra marca interessante. Bauza igualaria o recorde do uruguaio Roberto Scarone, único treinador que chegou à decisão com três equipes diferentes: Peñarol-URU (1960 e 1961), Nacional-URU (1967) e Universitario-PER (1972). Conquistando o título, Edgardo Bauza será o único a vencer o torneio comandando três clubes distintos na história da Libertadores.

A primeira grande campanha de Bauza aconteceu em 2001, quando comandou o Rosario Central. Depois de eliminar Cobreloa-CHI e América de Cali-COL, o clube foi eliminado pelo Cruz Azul perdendo por 2 a 0 no México e empatando por 3 a 3 no Gigante de Arroyito. Na decisão, os mexicanos perderam nos pênaltis para o Boca Juniors.

As duas experiências seguintes do treinador em semifinais de Libertadores terminaram com comemoração de título. Em 2008, o comandante da LDU, do Equador, viu sua equipe eliminar Estudiantes e San Lorenzo antes de encarar o América-MEX. Com um empate por 1 a 1 no México e outro sem gols em casa, a equipe que contava com Bolaños e Guerrón se credenciou para enfrentar o Fluminense na decisão. Nos pênaltis, os equatorianos conquistaram o primeiro e único título de uma equipe do país na competição.

A história foi parecida quando Bauza comandou o San Lorenzo na Libertadores. Mas, ao invés de eliminar novamente uma dupla argentina, as vítimas foram brasileiras. Grêmio e Cruzeiro caíram diante da equipe do Papa Francisco antes do cruzamento com o Bolívar na semifinal. Com uma vitória por 5 a 0 na Argentina já na primeira partida, o clube garantiu sua vaga para a final mesmo com uma derrota por 1 a 0 fora de casa. Na decisão, vitória por 1 a 0 e empate por 1 a 1 diante do Nacional-PAR.

Nestas três campanhas citadas, o treinador soma 17 vitórias, 12 empates e 11 derrotas. Todos os resultados negativos aconteceram em partidas fora de casa, fato também presente na campanha de Edgardo Bauza à frente do São Paulo. Na história da competição, o argentino já disputou 104 partidas, contabilizando 41 vitórias, 28 empates e 35 derrotas.

Foto: portal Band

Últimas do seu time