Tite quer grupo focado, e “cautela” quanto ao favoritismo

Tite quer grupo focado, e “cautela” quanto ao favoritismo

No fim de semana serão conhecidos os finalistas do Paulistão/16. 

Neste sábado (23/04), às 18:30, na Arena, em Itaquera, o Corínthians terá pela frente a “zebra” Audax Osasco, que goleou, e tirou o São Paulo da disputa.

Dizer que o Timão é o grande favorito não é nenhuma novidade, no entanto, alguns fatores devem ser levados em consideração: o Audax já cumpriu a sua missão (está no lucro), não tem nenhuma responsabilidade, jogará despreocupado, tem um bom elenco, no banco um treinador experiente e que tem mostrado qualidades.

O “peso do favoritismo”, não abalará, em nada, o Timão, que está habituado a tudo isso, e os jogadores tem correspondido plenamente (até os reservas), a expectativa do professor Tite.

O grande trunfo do time de Osasco, o atacante Ytalo, que marcou seis gols na competição, e ainda deu cinco assistências. Nas quartas, na goleada, 4 a 1 no São Paulo, Ytalo fez dois, e foi o principal destaque do confronto.

Não creio, sinceramente, em dificuldade para o Corínthians obter a classificação para a final, só mesmo uma enorme surpresa, e que intitularia como “Itaquerazo”. Isso, talvez, seja o grande incentivo dos jogadores do Audax, que entrariam também para a história do futebol, como o Uruguai em 1950.

No domingo (24/04), Santos e Palmeiras se enfrentam na Vila Belmiro. Um jogo de prognóstico bem mais difícil, afinal, trata-se de um clássico envolvendo duas equipes que nos últimos meses estiveram envolvidas em decisões.

O fator casa tem ajudado muito o time alvinegro, que não perde no Estadual desde 2011. O fato curioso é que a última derrota foi justamente para o Palmeiras, por 1 a 0 (03/04/11), e isso certamente será utilizado como combustível pelo lado alviverde.

O clássico, será o primeiro com torcida única depois do pedido do Ministério Público à FPF para tentar diminuir a violência nos estádios em São Paulo. A medida faz crescer o número de torcedores santistas, que utilizarão o espaço destinado aos visitantes, no gol de fundo da Vila.

Na decisão da Copa do Brasil, em novembro do ano passado, também diante do Palmeiras, foram vendidos 14.116 bilhetes, assim deveremos ter pelo menos 16 mil santistas empurrando o Santos para sua décima final, nas últimas onze edições do Paulistão.

Nesse período foram 6 títulos e 3 vices. Em 2008 o Santos ficou apenas na 7ª colocação. O feito, se ocorrer, será maior que o Santos de Pelé conseguiu entre os anos 1956 e 1966, quando ganhou sete títulos, dois vices e dois terceiros lugares (1963/66).

Foto: UOL

 

Últimas do seu time