Furacão assume a sexta colocação do Brasileiro. Foto: Miguel Locatelli/CAParanaense

Furacão assume a sexta colocação do Brasileiro. Foto: Miguel Locatelli/CAParanaense

O Atlético-PR quebrou um incômodo tabu na atual edição do Campeonato Brasileiro. Ao bater o Vitória por 2 a 1 no Barradão, em Salvador (BA), neste sábado (17), os paranaenses chegaram ao primeiro triunfo jogando fora de casa somente na 35ª rodada do torneio. Os gols do jogo foram marcados por Ramon (contra) e Bruno Guimarães para os visitantes, enquanto Neilton descontou de pênalti.

Com isso, a equipe de Tiago Nunes chega aos 50 pontos e iguala a pontuação do Atlético-MG, mas assume a sexta posição temporariamente na tabela por ter melhor saldo de gols (15 a 11) - o Galo entra em campo ainda neste sábado, às 21h, contra o Bahia.

Enquanto isso, o desespero do Vitória aumenta. Em situação complicada na zona de rebaixamento do Brasileirão, com apenas 36 pontos, o Rubro-Negro torce contra o Ceará, o primeiro fora da degola com 38 e um jogo a mais a disputar. 

Dando sequência do Brasileirão, os baianos visitam o Cruzeiro na próxima quarta-feira (21), no Mineirão, e o Furacão recebe o Corinthians na Arena da Baixada no mesmo dia. Ambas as partidas estão marcadas para acontecer às 21h45 (horário de Brasília).

O melhor: João Gabriel

O goleiro não conseguiu evitar a derrota do time mandante, mas foi o melhor neste sábado. Além de parar Raphael Veiga duas vezes - uma em um chute forte de dentro da área -, por pouco não impediu que os paranaenses chegassem ao primeiro gol. No lance, defendeu no reflexo a cabeçada de Pablo, e a bola tocou a trave antes de achar Ramon.

O pior: Ramon, e não só pelo gol contra

O gol contra contribuiu para que Ramon fosse o pior do confronto. Mas não foi só isso. Foi ele quem derrubou Léo Pereira de maneira infantil, em uma bola na lateral do campo quando poderia cercar o rival, e deu a oportunidade para os visitantes jogarem a bola na área. No lance, o zagueiro foi azarado e abriu o placar.

Quando a fase não é boa...

 

 

O Furacão abriu o placar em um lance de sorte. Ou azar de um adversário em situação complicada na tabela. Após cobrança de falta pela ponta esquerda do ataque, Pablo raspou para o gol com a cabeça e viu João Gabriel fazer grande defesa, no reflexo, antes de a bola tocar a trave. No rebote, ela foi ao encontro de Ramon, que acabou mandando para dentro da própria meta.

Bruno Guimarães amplia

 

 

O Furacão "matou" o jogo já perto do fim, aos 40 minutos da etapa final. O volante Bruno Guimarães recebeu passe dentro da área e teve tranquilidade para tirar João Gabriel e balançar as redes.

Neilton ainda desconta de pênalti

Faltando um minuto para acabar o duelo, o Vitória, mesmo com um jogador a menos, já que Jeferson recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, arrancou um pênalti, convertido por Neilton. Na cobrança, o camisa 10 apenas deslocou o goleiro Santos, que pulou para o seu lado direito, mas faltou tempo para qualquer tipo de reação.

Furacão não muda após sair em vantagem

 

 

A equipe de Tiago Nunes ficou com a bola na maioria do primeiro tempo realizado no Barradão. E a postura foi mantida até mesmo após o gol contra de Ramon, aos 25 minutos, que fez João Burse colocar o Vitória para pressionar a saída de bola rival - em um dessas pressionadas (veja vídeo acima), os jogadores baianos não aproveitaram a chance.

Até por não mudar seu estilo, os paranaenses foram ao intervalo com 60% da posse de bola (contra 40% dos mandantes) e sem sofrer muitos sustos.

Que defesa!

 

 

Raphael Veiga teve a chance de ampliar a vantagem do Atlético ainda no primeiro tempo, mas parou em João Gabriel. O lance começou com Jonathan, que cruzou para a área e viu Marcelo Cirino errar o domínio. Por sorte, na sobra, o camisa 7 estava livre de marcação para o arremate com a perna boa, mas não superou o goleiro.

Quase um golaço

Nikão entrou no lugar de Marcelo Cirino e por pouco não fez um golaço. O ponta foi carregando para o meio, livrando-se da marcação, até arriscar um chute de longe. João Gabriel, vendido no lance, apenas viu a bola acertar a trave e ir para fora.

Ficha técnica

Vitória x Atlético-PR

Data: 17 de novembro de 2018, sábado
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Estádio do Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Auxiliares: Tatiane  Sacilotti dos Santos Camargo e Alex Ang Ribeiro
Cartões amarelos: Jeferson, Rhayner e Lucas Fernandes (Vitória); Bruno Guimarães, Léo Pereira e Jonathan (Atlético-PR)
Cartão vermelho: Jeferson (Vitória)

Gols: Ramon (contra), aos 25 minutos do primeiro tempo; Bruno Guimarães, aos 40, e Neilton, aos 46 minutos do segundo tempo.

VITÓRIA: João Gabriel; Jeferson, Lucas Ribeiro, Ramon e Fabiano; Willian Farias (Yago), Léo Gomes, Erick (Nickson), Rhayner (Neilton) e Lucas Fernandes; Léo Ceará.
Técnico: João Burse.

ATLÉTICO-PR: Santos; Jonathan, Wanderson, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Camacho, Bruno Guimarães e Raphael Veiga (Marcinho); Rony, Pablo e Marcelo Cirino (Nikão).
Técnico: Tiago Nunes.

Últimas do seu time