publicidade
A imprensa inglesa noticiou o interesse do Newcastle e do Celtic

A imprensa inglesa noticiou o interesse do Newcastle e do Celtic

Thiago Fernandes
Do UOL, em Belo Horizonte

Giorgian De Arrascaeta é o principal nome do Cruzeiro após a Copa do Mundo. Com dois gols e uma assistência em duas partidas, o uruguaio chama a atenção jogando em uma função distinta da que está habituado. E não descarta deixar o clube nesta janela de transferências.

Escalado pelo lado esquerdo do ataque, Arrascaeta recebeu uma nova incumbência de Mano. Ele tem a responsabilidade de impedir o avanço de laterais adversários. A mudança de comportamento do jogador é um pedido do técnico.

Acostumado a atuar mais centralizado no meio de campo, setor ocupado por Thiago Neves, o uruguaio de 24 anos teve que se adaptar à nova função. E tem desempenhado com maestria.

"É um jogador que está se sentindo muito à vontade com a gente. Ele cresceu muito técnica e taticamente. A preocupação, no início, era colocar um terceiro meia pelos lados do campo. Porque o lado é sempre duro para o armador, porque ele precisa acompanhar a passagem do lateral. No Brasil, os laterais passam. Ele entendeu a importância de fazer bem, não precisa se matar para fazer toda hora", declarou o técnico Mano Menezes.

"Se ficar com a bola mais, tem que fazer menos vezes. E é um jogador decisivo, muito frio na hora de decidir lances importantes. É crucial para detalhes que tornam uma equipe campeã", acrescentou.

A maturidade adquirida sob a batuta de Mano no Cruzeiro transformou Arrascaeta em objeto de desejo do futebol europeu. O Monaco tentou a contratação do jogador há um tempo e manteve conversas com os seus empresários - Daniel Fonseca e Javier Manzo. As tratativas, entretanto, não avançaram.

Na última semana, a imprensa inglesa noticiou o interesse de Newcastle, da Inglaterra, e Celtic, da Escócia, na contratação do jogador.

Perguntado sobre o seu futuro, Arrascaeta não descartou uma saída na atual janela de transferências do futebol europeu.

"Já falei sobre isso com todo mundo, que nunca se sabe. Mas estou focado no Cruzeiro, em dar o meu melhor. Depois, pode acontecer qualquer coisa", comentou.

O desempenho de Arrascaeta na Copa do Mundo, porém, pesa contra uma possível venda. Embora tenha iniciado o torneio da Rússia como titular do Uruguai, ele se tornou suplente do time comandado por Óscar Tabárez e foi acionado somente em uma partida.

Arrascaeta participou de 59 minutos do jogo de estreia - o triunfo por 1 a 0 sobre o Egito - e esteve em campo por 27 minutos na terceira rodada do Grupo A - a vitória por 3 a 0 sobre a Rússia.

A sua seleção chegou às quartas de final da competição, mas Arracaeta nem sequer entrou em campo durante o mata-mata. Ele assistiu ao triunfo por 2 a 1 contra Portugal do banco de reservas e se manteve no mesmo local no revés por 2 a 0 para a França, campeã mundial.

Com contrato até 31 de dezembro de 2021, Arrascaeta tem multa rescisória de 30 milhões de euros (R$ 132,5 mi na cotação atual). O Cruzeiro diz publicamente que aceita vendê-lo somente pelo valor da multa rescisória.

(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C. - retirada do UOL)

Compartilhe:
Imagem Nuvem de Notificações

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2018

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Pal
    80
  • 2 Fla
    72
  • 3 Int
    69
  • 4 Grê
    66
  • 5 São
    63
  • Veja tabela completa