Ralf é esperado para exames médicos no início desta semana no Corinthians. Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Ralf é esperado para exames médicos no início desta semana no Corinthians. Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Prestes a ser anunciado no Corinthians como primeira contratação do novo presidente Andrés Sanchez, Ralf, 33 anos, surpreendeu muita gente com o acerto. Enquanto os olhares estavam voltados para a necessidade de um novo centroavante, o que a diretoria do clube ainda trabalha para cumprir, um velho conhecido dos corintianos retorna para uma posição que, no começo de 2018, tinha muitos nomes, mas teve e ainda terá algumas baixas. 

Essa não é, porém, a única razão para que o Corinthians aposte em Ralf, que oferece qualidade na bola aérea defensiva, minimiza as preocupações com Paulo Roberto e se encaixa rapidamente à equipe, a princípio como um reserva. Conhecedor de todos os princípios que Fábio Carille aplica para a organização defensiva dos corintianos, tentará mais uma vez corresponder e vencer o estigma de veterano que retorna ao clube nos últimos anos da carreira. 

Abaixo, veja os 5 principais fatores que motivaram a contratação:

Baixa estatura do time

Principal calcanhar de Aquiles do Corinthians na era Carille, a bola aérea defensiva segue a vazar a meta de Cássio em 2018, como ocorreu no último jogo contra o Santo André. Uma das avaliações da comissão técnica é que a estatura da equipe é baixa, algo que preocupa para a Libertadores. Hoje, na formação ideal de linha, os corintianos só têm Balbuena, Pedro Henrique e Júnior Dutra com mais de 1,77 m. O volante titular Gabriel também é considerado baixo [a altura dele não é informada pelo clube] e Romero, que tem exatamente 1,77 m, não tem bom aproveitamento pelo alto. Ralf mede 1,82 m e tem rendimento elogiado também por cima. 

Reserva com problemas

Considerado um reserva de confiança de Fábio Carille quando Gabriel ficou de fora, Paulo Roberto já apresenta problemas físicos há alguns meses. No último semestre, ele só atuou em três jogos e sequer totalizou 45 minutos em campo. Na atual temporada, Paulo ainda não foi relacionado para nenhum jogo em razão de um problema muscular na perna direita. 

Ao menos 3 nomes de saída

Embora muitos se lembrem do Corinthians com nove volantes no início do ano, essa conta já diminuiu com o empréstimo de Fellipe Bastos ao Sport e a definição de Mantuan como reserva imediato de Fagner na lateral. Ainda que integrados, Jean e Warian não estão nos planos de Carille e serão transferidos - a venda de Maycon ao Shakhtar também é um fato praticamente consumado. Se não bastassem todas essas baixas, há a preocupação de que Gabriel, com projeção de possível saída no meio do ano, tenha boas ofertas e acabe transferido. 

Teto salarial

Embora preferisse seguir na China, sobretudo pelo aspecto financeiro, Ralf não alcançou acordo por lá. A partir disso, abriu-se a perspectiva de atuar novamente no Brasil e, em conjunto com seu estafe, uma definição até certo ponto óbvia, mas importante: o patamar salarial desceria. O Corinthians, por outro lado, definiu pelo presidente Andrés Sanchez que, pela história do jogador no clube e o fato de estar livre no mercado, pagaria um salário bom, em torno de R$ 300 mil mensais, além de luvas e comissões que não superassem a casa de mais R$ 50 mil mensais. 

Experiência

Se em 2017 apostou muito em juventude, com elenco que chegou a ter mais de 50% de representantes das divisões de base e dois titulares jovens, Fábio Carille mudou os planos para essa temporada. O Corinthians recebeu injeção de experiência, de olho em Copa Libertadores, e tentará se manter competitivo com uma faixa etária mais avançada. Dentro desse plano, Ralf, 33 anos, já deu mostras importantes para os corintianos entre 2010 e 2015. 

Últimas do seu time