Equipe colorada enfrenta o The Strongest na próxima terça-feira, em La Paz

Equipe colorada enfrenta o The Strongest na próxima terça-feira, em La Paz

Jogar nos 3,6 mil metros de altitude de La Paz não é complicado apenas para os jogadores de linha, que perdem o fôlego por conta do ar rarefeito. O goleiro sofre com a diferente movimentação da bola. Com mais desvios e mais rápida, as ações que podem resultar em gols do adversário preocupam Alisson, do Internacional, para o duelo com o The Strongest, na próxima terça. Treinos específicos e aquecimento são as maneiras de evitar o pior. 

Daniel Pavan, preparador de goleiros do Inter, utilizou uma bola de borracha para simular movimentos de altitude. Alisson valoriza a atitude do preparador na tentativa de entender como será a estreia na competição continental. 
 
"Estamos fazendo estes trabalhos para tentar se aproximar do que é a bola na altitude. Mais velocidade e variação. Estamos preparados para isso. O fôlego é pior para quem corre, mas o goleiro sofre no desvio da bola. A velocidade e variação de direção complicam para a gente. Temos que sempre estar atentos e com corpo posicionado atrás da bola, indo na trajetória dela pra não ter surpresa", disse. 
 
Uma característica do oponente também preocupa. Com jogadores como Pablo Escobar e Chumacero, o The Strongest costuma abusar da falta de adaptação dos adversários na altitude. Por isso, chuta muito de fora da área. 
 
"Cada detalhe que pudermos agregar, vamos fazer. Precisamos cadenciar o jogo, saber o momento certo de atacar. Conversei com meu irmão [Muriel], que já jogou lá [em 2012] e sei que preciso estar preparado para chutes de longa distância. Vi o jogo deles [The Strongest] pela pré-Libertadores e chutam muito de fora da área. Não podemos dar espaço", avaliou. 
 
Na falta de treinamentos, já que o Inter vai para La Paz apenas momentos antes da partida, o aquecimento também será fundamental para adaptação. Será quando Alisson vai conhecer exatamente o que poderá acontecer na primeira partida em que encara com altitude. 
 
"O aquecimento vai ser muito importante. Quando jogamos em campos diferentes, como foi contra o Caxias, com a grama mais alta, já muda muito para o goleiro. Acabamos por aprender a nos adaptar no aquecimento. Lá, vamos fazer isso o mais rápido possível e também trabalhar bola aérea e chutes no aquecimento mesmo", finalizou. 
 
Os jogadores do Inter realizam último treinamento para estreia na Libertadores nesta segunda-feira pela manhã. A atividade antecede a viagem, que ocorrerá à tarde. A delegação vermelha ficará em Santa Cruz de La Sierra até a terça e apenas no dia do jogo vai para La Paz, tentando assim minimizar os efeitos da altitude.

Últimas do seu time