Jogador do Colorado foi derrubado por Fábio Costa. Foto: Keiny Andrade/Folha Imagem/via UOL

Jogador do Colorado foi derrubado por Fábio Costa. Foto: Keiny Andrade/Folha Imagem/via UOL

Há exatos 13 anos, restando três rodadas para o término do Campeonato Brasileiro de 2005, o gaúcho Tinga, volante do Internacional, foi claramente derrubado pelo goleiro Fábio Costa, do Corinthians, quando a partida estava empatada em 1 a 1, no Pacaembu.

Carlitos Tévez abrira o placar para o Timão aos 37 minutos da etapa inicial, e Rafael Sóbis igualou o marcador no começo do 2º tempo. Então, aos 28 minutos, Márcio Rezende de Freitas não assinalou a infração do goleiro alvinegro e, de quebra, expulsou Tinga, que já tinha cartão amarelo, por considerar que ele havia simulado a penalidade.

PÊNALTI NÃO É CERTEZA DE GOL...

Claro que um pênalti não é certeza de gol. Zico, um dos melhores cobradores de pênalti do mundo, desperdiçou em jogo que estava empatado em 1 a 1 nas quartas de final da Copa de 86, no México. 

De qualquer forma, é óbvio que o prejuízo do Inter foi brutal, uma chance clara de gol que não foi concretizada.

O Corinthians foi o campeão do Brasileirão de 2005, finalizando na 42ª rodada (eram 22 equipes), com 81 pontos, enquanto o Inter, vice-campeão, ficou com 78. O Goiás fez uma bela campanha e terminou na terceira colocação, com 74 pontos.

JOGOS ANULADOS

O Brasileirão de 2005 foi marcado pelo escândalo envolvendo o árbitro Edilson Pereira de Carvalho, preso por ter manipulado resultados de jogos, tendo atuado para que empresários de sites de apostas obtivessem maiores lucros.

Luiz Zveiter, então presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), em uma decisão inédita e muito contestada, determinou a anulação de 11 jogos que foram arbitrados por Edilson Pereira de Carvalho. 

ABAIXO, O LANCE DO PÊNALTI NÃO MARCADO EM TINGA NO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2005, CORINTHIANS 1 X 1 INTERNACIONAL

 Tinga e Milton Neves em 20 de novembro de 2005, no Terceiro Tempo da Rede Record, mesmo dia do polêmico empate em 1 a 1 entre Corinthians e Internacional no Pacaembu. Foto: Portal Terceiro Tempo

Últimas do seu time