Pio XII era fã de automobilismo e recebia Chico Landi na sede da Igreja Católica. Fotos: Divulgação

Pio XII era fã de automobilismo e recebia Chico Landi na sede da Igreja Católica. Fotos: Divulgação

Chico Landi (1907 - 1989), foi o primeiro brasileiro a disputar uma corrida na Fórmula 1, totalizando seis GPs, em 1951, 1953 e 1956, e entre seus inúmeros fãs, dentro e fora do Brasil, e um deles tornou-se muito amigo, uma personalidade conhecida mundialmente.

O padre italiano  Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli (1876 - 1958) era fã de automobilismo e acompanhava de perto as corridas italianas, sobretudo a mais emblemática delas, a Mille Miglia, competição de longa distância em estradas que reunia os principais nomes do esporte a motor.

O padre Pacelli esteve no Brasil entre 20 e 21 de outubro de 1934, e acabou conhecendo Chico Landi, que tornou-se seu amigo. O piloto, então, sempre que estava na Itália visitava o padre, que acabou tornando-se Papa em 12 de março de 1939, adotando o nome de Pio XII.

Certa vez, Chico Landi foi ao Vaticano e bateu em uma porta lateral da sede da Igreja Católica e, ao ser atendido, disse que gostaria de falar com o Papa.

`Como assim? O senhor pensa que qualquer um pode falar com o Papa?´, respondeu o funcionário do Vaticano.

`Avise o Papa que é o Chico Landi, amigo dele´, respondeu o piloto.

Em poucos minutos, o mesmo funcionário reabriu a porta e convidou Chico Landi para entrar. O velho amigo Eugenio Pacelli, agora Papa Pio XII, o recebeu efusivamente e passou o dia todo conversando com o piloto.

`Fico isolado aqui e ninnguém me conta nada sobre as corridas!´, disse o Papa, que materializou a amizade publicamente quando concedeu uma comenda a Chico Landi.

E esta não foi a única vez que Landi visitou o Papa. Outros encontros aconteceram entre os dois no Vaticano, até a morte do pontífice, em 9 de outubro de 1958. 

Bird Clemente, ex-piloto brasileiro, um dos mais brilhantes de sua geração, relembrou esta história no "Programa do Jô", na Globo, em 12 de maio de 2010. Veja abaixo, a partir dos 25 segundos:

Chico Landi em GP da Gávea, no Rio de Janeiro, competição que venceu em três ocasiões. Detalhe para o `capacete´de Chico Landi, na verdade uma touca amarrada no pescoço... Foto: Brasil em Fotos

Últimas do seu time