"Os jogadores sabem tudo que precisam fazer, entram em campo sabendo"

"Os jogadores sabem tudo que precisam fazer, entram em campo sabendo"

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

Aos 45 minutos do segundo tempo, pênalti para o Inter. A chance de virar contra o São Paulo e acabar com o maior jejum de vitórias da história do clube é entregue a Valdívia. Antigo xodó da torcida, que teve até peruca replicando os longos e encaracolados cabelos vendida no ano passado, ele chutou... para fora. A batida foi o último ato de um regresso longe do ideal após lesão. Em seu décimo jogo, ele ainda não conheceu vitória e virou alvo.

Depois da partida, cerca de 60 aficionados postaram-se abaixo da passarela que liga o Beira-Rio ao estacionamento onde ficam os carros dos atletas. Reclamaram, xingaram e esperaram por Valdívia. Desta vez não era para comemorar ou gritar Pokopika, como ele se intitula nas redes sociais. Pelo contrário.

"Valdívia pipoqueiro" era o grito que vinha dos torcedores. Um dos poucos cânticos sem a presença de palavrões. "Ei, Valdívia, sai do Instagram", repetiram mais tarde os mesmos colorados citando a frequência do jogador em redes sociais.

Os torcedores esperaram até o último atleta passar, mas não tiveram sucesso no objetivo de ver o atacante. Abalado, ele saiu por um portão alternativo. No vestiário, o clima era de total tristeza. "Ele está desolado", revelou o técnico Celso Roth.

Após ter se lesionado defendendo a seleção olímpica do Brasil, Valdívia precisou passar por cirurgia e ficou fora de atividade por quase oito meses. Perdeu a chance de disputar os Jogos do Rio de Janeiro. Poderia ter conquistado a medalha de ouro como seus companheiros William e Rodrigo Dourado, mas precisou encarar uma dura recuperação. Vivia seu melhor momento, regressou com dificuldades.

Com o Inter ensaiando entrar em crise, Argel Fucks apressou o retorno do jogador. Ele já entrou durante a partida contra o Flamengo, na derrota por 1 a 0. Esteve em campo de novo no Gre-Nal, novamente diante do Santa Cruz, quando Argel caiu, na estreia de Falcão contra o Palmeiras e virou titular diante da Ponte Preta. Repetindo condição contra Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Chapecoense e São Paulo.

Faltou, porém, o rendimento do ano passado. Os dribles em direção ao gol, os chutes precisos que o levaram ao posto de predileto de muitos torcedores ainda não aconteceram após o período lesionado. Apenas um gol foi marcado, diante da Ponte Preta, e com ele em campo, três empates e sete derrotas aconteceram.

"Os jogadores sabem tudo que precisam fazer, entram em campo sabendo. Era Valdívia ou Seijas para bater o pênalti. Ele bateu porque treinou. Estava determinado, mas foi infeliz. Deixamos escapar uma situação muito importante de vitória. Não foi o momento. Significa que ainda temos que trabalhar muito", disse o técnico Celso Roth.

A chance para recuperar o posto de xodó, deixando qualquer tropeço para trás, acontecerá apenas na próxima semana. Sem Copa do Brasil na quarta-feira, o Inter terá tempo para se preparar para o duelo com o Sport, em Pernambuco.

"O Valdívia tem nosso apoio. É um jogador de qualidade e que vai superar isso. Errou o pênalti, faz parte do futebol. Vamos buscar sair dessa situação com ele, e com muito trabalho", amenizou o zagueiro Ernando.

Foto: UOL

Últimas do seu time