Jornais da década de 1950 deram destaque à conquista, mas oficialmente a Fifa não reconhece como Mundial

Jornais da década de 1950 deram destaque à conquista, mas oficialmente a Fifa não reconhece como Mundial

Alguns dias atrás, o presidente da Fifa  Gianni Infantino veio Brasil e foi taxativo sobre essa questão do Mundial de Clubes do Palmeiras:
 
"Já decidimos dar o título de campeão mundial a todos que ganharam a Copa entre Europa e América do Sul desde 1960. Já 1951 é um pouquinho mais para trás. Mas o Palmeiras pode ganhar o próximo Mundial de Clubes. Por que não?” 
 
Ontem a polêmica foi reativada com uma declaração do ex-presidente da Fifa Joseph Blatter, numa entrevista ao UOL.
 
"Sim, nós concordamos em reconhecer o Palmeiras campeão mundial”.
 
Acontece que em outubro de 2017, a Fifa aprovou a proposta da Conmebol e reconheceu como campeões mundiais os clubes vencedores da Copa Intercontinental, o confronto entre europeus e sul-americanos que durou de 1960 até 2004. Assim, foram oficializados os títulos mundiais de quatro equipes brasileiras: Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993). O título do Palmeiras, de 1951, ficou de fora.
 
Por conta desse devaneio de Joseph Blatter, anotei aqui sete hipotéticas frases de ex-presidentes que poderiam refletir uma visão completamente desconectada com a realidade:
 
1 - "Sim, nós concordamos em reconhecer que o Sport foi o campeão de 1987”, Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF.
 
2 - "Sim, nós concordamos em reconhecer que o Palmeiras ganhou do Corinthians e foi campeão do `Paulistinha` de 2018”, Paulo Nobre, ex-presidente do Palmeiras.
 
3 - "Sim, nós concordamos em reconhecer que o Flamengo foi campeão de 1987”, Marco Polo Del Nero, ex-presidente da CBF.
 
4 - "Sim, nós concordamos em reconhecer que eu não roubei aquela medalha dos campeões da Copa SP de Juniores”, José Maria Marin, ex-presidente da CBF.
 
5 - "Sim, nós concordamos em reconhecer que no meu governo o Brasil não poderia perder por 7x1. Aquele jogo foi anulado”, Dilma Rousseff,ex-presidente da República.
 
6 -"Sim, nós concordamos em reconhecer que fui um vice-presidente 100% leal a Dilma”, Michel Temer,  ex-presidente da República.
 
7 -"Sim, nós concordamos em reconhecer que eu não sabia que a Odebrecht iria construir um estádio bem novinho e bem grande para o meu  Corinthians”, Lula,  ex-presidente da República.
 
LEIA TAMBÉM NO BLOG DO MARCONDES
 
As manchetes dos jornais desta 4a feira
 
CONTROLE REMOTO - O que você pode ver hoje na TV
 
De novo o problema da taça mundial do Corinthians: advogados pedem a penhora
 
Entre as 10 maiores rendas do futebol brasileiro, o Flamengo aparece na metade dos jogos
 
E alguém dirá: "Parece até que o Ajax foi dirigido por Sampaoli, e a Juventus por Carille”
 
Depois de golaço, Coutinho solta desabafo contra a torcida do Barça: “Vai tomar no c*”

SOBRE O COLUNISTA

Marcondes Brito, como jornalista esportivo, fez várias coberturas de Copas do Mundo e Jogos Olímpicos e atuou como comentarista da BandNewsTV e Bradesco-FM. Foi editor do Correio Braziliense e Jornal de Brasília. Como executivo, foi diretor dos Diários Associados-PB, Diário de Pernambuco e TV Bandeirantes. Em 2008, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo.

Arquivos