Treinadora já esteve presente em três olimpíadas.

Treinadora já esteve presente em três olimpíadas.

Quem vê a beleza e a plástica de uma exibição de Nado Artístico, também chamado de Nado Sincronizado, talvez não saiba o quanto de treinamento é preciso para que tudo saia perfeito.

E por isso é fundamental o trabalho do treinador, tanto no aspecto técnico, como na criatividade para encontrar a música e a coreografia para as exibições, seja por equipe ou nos duetos.

Uma dessas profissionais é Andrea Curi, treinadora do Clube Paineiras e da seleção brasileira, que já participou de três olimpíadas e espera estar em Tóquio, em 2020.

Ela esteve nos Jogos Olímpicos de 2000 e 2004 com as gêmeas Carolina e Isabela de Moraes e também em 2012, com Nayara Figueira e Lara Teixeira. Agora trabalha ao lado de Roberta Perillier com o dueto formado por Maria Clara Lobo e Luisa Borges.

O esporte tem duas apresentações, chamadas de rotinas, a técnica, que é feita em 2m20 para os duetos e 2m50 para as equipes, e tem movimentos obrigatórios, e a livre, que tem 3m30 para duetos e 4 minutos para as equipes e são escolhidos livremente.

Nós conversamos com Andrea Curi, que falou muito do seu esporte e também do seu trabalho como treinadora. Confira!

SOBRE O COLUNISTA

Jornalista com passagens pela Rádio Jovem Pan, Sportv e Fox Sports é especialista em esportes olímpicos.

Arquivos