Preparador sofreu uma descarga elétrica em 1996, no CT do São Paulo

Preparador sofreu uma descarga elétrica em 1996, no CT do São Paulo

por João Antonio de Carvalho

O preparador físico Altair Ramos nasceu no dia 6 de outubro de 1956, mas também comemora seu aniversário em outra data, 28 de fevereiro de 1996, quando ele foi atingido por um raio e chegou a ter uma parada cardiorespiratória.

Ele se preparava para comandar mais um treinamento no CT do São Paulo quando recebeu uma forte descarga elétrica e desmaiou. O jogador chileno Mendoza e o repórter Wagner Lima, da TV Gazeta, logo acudiram o preparador, fazendo massagem cardíaca, antes dele ser levado a um hospital.

A descarga derreteu uma correntinha que ele usava, a ponta de um apito, furou a sua chuteira e rasgou sua camisa em várias partes. Felizmente Altair Ramos se recuperou muito bem e não ficou com nenhuma seqüela do episódio.

Ele iniciou sua carreira nas categorias de base do São Paulo, em 1981, onde ficou até 196, quando se transferiu para o Corinthians. Em 1990 voltou ao Morumbi e participou da comissão técnica do time que foi bicampeão da Libertadores e do Mundial Interclubes.

Altair guarda com carinho sua passagem pelo tricolor e por ter trabalhado com Telê Santana, Moracy Santana e Muricy Ramalho, entre outros grandes profissionais. Depois disso trabalho durante muitos anos no futebol japonês.

Ao voltar ao país abriu a academia A.F Soccer Academy, que trabalha com crianças e adultos, em dois endereços, uma no Brooklin e outra na Zona Norte de São Paulo.

Nós conversamos com o professor Altair Ramos, que falou da sua vida e da sua carreira. Acompanhe!

SOBRE O COLUNISTA

Jornalista com passagens pela Rádio Jovem Pan, Sportv e Fox Sports é especialista em esportes olímpicos.

Arquivos