Volante Carlos Sanchez, pivô da punição ao Santos na Libertadores. Foto: Buda Mendes/Getty Images/Via UOL

Volante Carlos Sanchez, pivô da punição ao Santos na Libertadores. Foto: Buda Mendes/Getty Images/Via UOL

A punição ao Santos FC deixa claro que o futebol sul-americano está cada vez mais rico, porém cada dia mais abandonado. O Santos errou? Sim. Deveria ter pesquisado com o devido cuidado e atenção a condição de jogo de Carlos Sanchez. Sabe que a Conmebol não é uma entidade das mais organizadas.

A Conmebol erra também ao colocar no seu sistema um jogador em condições de jogo, sendo que ele não tinha condições de jogo. E erra mais ainda ao tentar justificar essa falha imputando-a ao Comet. O sistema é operado por um, ou mais, responsável (eis).

Errou, tem que ser punido. Mas quem pune a Conmebol pelos seus erros?

Os clubes tem esse poder, mas não o exercem porque preferem ficar no esquema das barganhas. Todo dia tem algum clube pedindo favor ou um benefício lá em Luque.

A força está nos clubes e nos jogadores. São eles que fazem a história. A Confederação não é nada sem eles. Deveriam cobrar a importância que, verdadeiramante tem para o futebol.

Só não se unem porque administram seus clubes pensando, única e exclusivamente, nos próprios interesses. Então, quando o Santos é punido, está tudo bem para o Independiente. Mas amanhã quem está por cima pode estar do outro lado. Pena!

 

 

SOBRE O COLUNISTA

Formado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Metodista, iniciou a carreira na Rádio ABC, passou pelo Portal Terra e Rádio Bandeirantes, onde desempenhou funções como repórter, editor, comentarista e apresentador nas editorias de Esporte e Geral.

Arquivos