Fábio Carille será desafiado por Diego Aguirre neste domingo.

E o uruguaio só escapa da condenação se conseguir um “Habeas Corpus Chuvoso” com o jogo ficando para outro dia.

E nesse tipo de dividida o Fluminense já levou.

Pobre Botafogo.

É que no jurídico das Laranjeiras só tem advogado bom.

Como José Roberto Batochio, o cirúrgico veterano que se reinventa.

Meu antigo vizinho de Avenida Paulista e companheiro eventual de Barbacoa Itaim Bibi foi o Neymar do clássico do “Estádio Mané Garrincha do STF” na quinta-feira.

E como o velho Mané, driblou bem demais e lançou o arisco Lula no contra-ataque.

Está difícil o gol, mas o jogo foi adiado com o atacante pernambucano recebendo mais um cartão vermelho nesta segunda-feira em Porto Alegre.

E em 4 de abril o jogão para valer será novamente apitado por uma árbitra não austera como era Joaquim Barbosa, o mineiro que saiu de campo antes da hora desfalcando seriamente o time e sua biografia.

Time que tem agora a simpática e bonita Rosa Weber de sotaque tão gostoso.

E com um rosto angelical de querida mamãe, bondosa titia e de doce vovó.

Mas agora ela precisa acordar e se dar um puxão de orelhas deixando de idas e vindas e de subidas e descidas na base do “uma no cravo, outra na ferradura”.

Quando abril vier, ela finalmente entrará em campo para mostrar se é rosa ou espinho.

E Marco Aurélio Mello, o correto flamenguista confesso que deu ao Sport-87 o que sempre foi do Sport-87?

Seu “vou me ausentar porque meu voo para o Rio sai daqui a pouco e saio sob pena de perder o avião” entrou para a história como “A Carta da Dona Lúcia” que Parreira leu após os felipônicos 7 a 1 da Alemanha em 2014 em Belo Horizonte.

No mais, os jogadores titulares da seleção do STF jogarão o de sempre!

Toffoli “luleia” rápido, o prolixo Lewandowski também, Fux bem penteado e articulado é o volante de contenção à frente dos beques Fachin, Cármen Lúcia e do careca não mureteiro Alexandre de Moraes.

Marco Aurélio Mello baterá seu recorde de girar e balançar sua poltrona em longo voto pró-Lula, mas será goleado em “tempo de jogo” pelo decano Celso de Mello, o caipira como eu que fará um raro gol contra ao longo de sua bela e sábia carreira que começou no “CT da Base da minha Tatuí-SP”.

Será o mais longo voto da história.

E restam os “brigões” Barroso e Gilmar.

Barroso é técnico de time que joga fechado, preso, sem papo.

Gilmar, santista e fã eterno do goleiro maior, adora jogar aberto libertando todo o seu time.

Mas, polêmico e pouco ligando para a plateia, não me surpreenderei se ele der uma de Trump com o voto mais inesperado do mundo jurídico contra “o time dos canhotos”.

Seria um milagre, mas seu xará Gylmar dos Santos Neves também não foi o “Pai dos Milagres”?

E ficou para a história como ficaria o “novo” Gilmar com uma defesa fantasmagórica de 4 de abril.

Sim, é possível, mas desde que o julgamento seja em 1º de abril. 

 

*************************************************************************

No jornal Record, de Portugal, Milton Neves crava: Eusébio foi melhor que CR7

Na última semana, Milton Neves esteve em Portugal para a 1ª Conferência Internacional de Marketing Desportivo, promovida pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil) e pela ADVP (Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing de Portugal). Durante o evento, o apresentador da Bandeirantes foi homenageado como Personalidade de Marketing e Comunicação Desportiva Luso-Brasileira (CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS).

Pouco antes da conferência, Milton Neves concedeu entrevista ao Record, gigante jornal esportivo local, falando sobre Eusébio, Cristiano Ronaldo, Santos, Neymar, Copa de 1966, Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

Confira nos links abaixo:

MILTON NEVES: EUSÉBIO FOI MUITO MAIS JOGADOR DO QUE CR7

MILTON NEVES VIU O ESTÁDIO DA LUZ E FICOU COM VONTADE DE CHORAR

MILTON NEVES: PORTUGAL DEVIA TER GANHO A COPA DE 66

MILTON NEVES: NUNCA SE ROUBOU TANTO

MILTON NEVES: NEYMAR PODE TREINAR QUANDO QUISER

MILTON NEVES: OS GOLS DE GABRIEL JESUS ATÉ A MINHA AVÓ FAZIA

A ENTREVISTA DE MILTON NEVES CAUSOU TANTA REPERCUSSÃO EM PORTUGAL QUE FICOU ENTRE AS NOTÍCIAS MAIS LIDAS DO GIGANTE JORNAL ESPORTIVO RECORD:

A ENTREVISTA TAMBÉM FOI PUBLICADA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL RECORD DESTE DOMINGO (18). CONFIRA ABAIXO:

 

 

MILTON NEVES COM A EQUIPE DO JORNAL RECORD, DE PORTUGAL. AO CENTRO, O JORNALISTA LUÍS AVELÃS

 

*************************************************************************

Bastidores do programa Domingo Esportivo de 18 de março de 2018

Pela Rádio Bandeirantes, veja os bastidores do programa "Domingo Esportivo" do dia 18 de março de 2018, diretamente dos estúdios da rádio no Morumbi, com Milton Neves, que apresenta o programa, ao lado de Guilherme Cimatti.

O “Empório do Miltão”, mais uma vez está representado por Sucos Fazenda Bela Vista, Rancho 53, Água Bioleve, Pão de Queijo Estrela Mineira, Sapatos Rafarillo, Tele Sena, Loja do Mecânico, Sidra Cereser, Pizzas Patroni, Alfaiataria Personna, Shopping Frei Caneca, Adega Alentejana, Sonda Supermercados, Rancho Português, Gerovital, Vinhos Dom Bosco, Esfihas Dozza, Empório Frei Caneca, Espaço Itaú de Cinema, Barbacoa, Arsenal Car, Tenys Pé Baruel, Mortadela Brasil, Atacado Higa, Grupo Graal, Celulares Quantum, Sicredi, Hotel Terras Altas, Café Canecão, O Gato Que Ri e Makro Atacadista.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

 

*************************************************************************

Milton Neves estreia novo Show do Esporte no mesmo domingo de Datena

 UOL Esporte

Com produção acelerada, o novo Show do Esporte, que será apresentado por Milton Neves na Band, já tem uma data certa para estreia, a não ser que aconteça alguma mudança muito brusca de última hora na emissora do Morumbi.

Segundo apurou o UOL Esporte, o novo projeto de Milton Neves estreará no dia 15 de abril, às 21h. A data é a mesma na qual a Band trabalha para ir ao ar a primeira edição do programa Agora É Com Datena, atração de auditório que terá várias horas no ar e será ancorada por José Luiz Datena.

O novo Show de Esporte será uma mistura do antigo formato do programa consagrado nos anos 80 e 90 pela própria Band, com elementos do Supertécnico, primeiro programa de Milton Neves na TV, além de ter algumas “pitadas” de entretenimento.

A atração terá três horas no ar e discutirá tanto futebol, como outras modalidades esportivas, trazendo ainda reportagens especiais. O canal não fez grandes contratações para o programa, usando seus colaboradores internos. Sabe-se que ele terá participação também de ex-jogadores, além dos nomes que já fazem parte do casting da Band.

Os ex-jogadores serão convidados e dividirão espaço com os nomes escolhidos na semana para falar de futebol. A ideia da Band é dar uma linguagem moderna e atrair não só o público saudoso do “canal do esporte”, mas roubar audiência dos canais de esporte da TV por assinatura.

O novo Show do Esporte não terá Larissa Erthal. A apresentadora irá apresentar uma nova versão do Vídeo News, programa que volta ao ar neste fim de março na Band, diariamente, diretamente do Rio de Janeiro.

Procurada, a Band diz que, oficialmente, ainda não tem uma data para a estreia do programa.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, em São Paulo

 

*************************************************************************

ABC, o primeiro campeão estadual da temporada 2018

O fim de semana marcou mais uma conquista para o ABC de Natal. Com os resultados da rodada O Mais Querido conquistou o título é o primeiro campeão estadual de 2018.

Foi o 55º título da equipe no Rio Grande do Norte, sendo o clube com mais títulos estaduais do Brasil. O ABC venceu os dois turnos da competição, alcançando o tricampeonato já que havia levado também as edições anteriores.

Com a conquista, o ABC vem sendo destaque na mídia nacional desde o último fim de semana.

O apresentador Milton Neves tem estreita relação com o clube potiguar. Em 2010 o jornalista esteve em Natal e teve um encontro emocionante com Marinho Chagas. Desde então traz o ABC no coração. Abaixo fotos do encontro entre Milton Neves e Marinho.

Além de Marinho Chagas e Milton Neves estão na foto os ex-jogadores Alberi e Danilo Menezes

 

Marinho Chagas, Milton Neves e Alberi

Ex-jogadores do ABC: Alberi, Marinho Chagas e Danilo Menezes

Milton é, reconhecidamente, querido por todos do Mais Querido. Tanto que em 2012, na cerimônia de apresentação do elenco para aquela temporada, o próprio presidente do clube à época, Rubens Guilherme Dantas, enalteceu o apoio recebido do jornalista mineiro:

No dia 06 de agosto, no programa Terceiro Tempo, da BAND, o potiguar Rodriguinho foi recebido por Milton Neves e equipe. Campeão nacional com o Corinthians, o meia falou muito sobre seu estado Natal e até recebeu uma camisa do ABC das mãos de Milton Neves. Confira nas fotos abaixo registradas pelo publicitário Tertuliano Pinheiro.

Falando em Corinthians, ABC, Natal, potiguar... vem de lá, do Mais Querido, a esperança de gols para o Timão dos próximos anos. Matheus Matias, de 19 anos, foi contratado por cinco temporadas após se destacar com a camisa do ABC. O jovem é submetido a um programa especial de fortalecimento muscular para ficar apto a disputar partidas pelo time profissional. Algo parecido com o que o PSV da Holanda fez com Ronaldo Fenômeno.

Matheus Matias, reveleção do ABC e que agora atua pelo Corinthians

E a vibrante torcida do ABC. Confira no vídeo que maravilha cantando Apelido Carinhoso:

 

*************************************************************************

Olhos no retrovisor: há 41 anos morria José Carlos Pace, em acidente aéreo

Um acidente aéreo na Serra da Cantareira, há 41 anos, mais precisamente no município paulista de Mairiporã, vitimava o piloto José Carlos Pace, o Moco, aos 32 anos. 

O avião em que ele viajava, um monomotor da Embraer (modelo Sertanejo) com prefixo PT EHR, havia saído do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, e tinha como destino a cidade de Araraquara.

Chovia naquela manhã de 18 de março de 1977, e o pequeno avião pilotado por Carlos Roberto de Oliveira bateu em uma árvore e ficou totalmente destruído. Morreram os três ocupantes: o condutor e os amigos e pilotos de automobilismo José Carlos Pace e Marivaldo Fernandes.

Pace, então na F1, pela equipe Brabham, era casado com Elda Pace há seis anos, com quem teve dois filhos: Patricia e Rodrigo, que tinham cinco anos e meio e um ano e meio, respectivamente, na ocasião de sua morte. Seu corpo foi velado no Automóvel Clube de São Paulo, e sepultado no Cemitério do Araçá, também na capital paulista.

PACE ESTAVA EM GRANDE FASE

Assim como a maioria dos pilotos de sua geração, Pace havia começado no kart, aos 16 anos, idade bastante avançada para os padrões atuais. Em seguida passou para os carros, e sua performance impressionou o então chefe da equipe Willys, Luiz Antônio Greco, que o contratou para o seu time, que contava com nomes consagrados do automobilismo nacional, como Wilsinho Fittipaldi, Luiz Pereira Bueno e a estrela em ascensão, Emerson Fittipaldi.

Em 1968, por exemplo, dividiu a condução de um Corcel com Brid Clemente nas 12 Horas de Porto Alegre. A dupla terminou a prova urbana na capital gaúcha na segunda colocação, apenas sete segundos atrás do Fusca dos irmãos Wilsinho e Emerson Fittipaldi.

CARREIRA NO EXTERIOR

Foi para a Europa em 1970, onde disputou o Campeonato Inglês de Fórmula 3, tornando-se campeão. Também guiou carros de turismo, chegando ao segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans de 1973, pela Ferrari.

Começou na Fórmula 1 em 1972, dois anos após Emerson, pela então pequena equipe Williams, que sequer tinha chassi próprio (utilizava os March). No ano seguinte guiou para a Surtees, obtendo seu primeiro pódio, no GP da Áustria, em Osterreichring. A vitória foi do sueco Ronnie Peterson (Lotus), seguido pelo escocês Jackie Stewart (Tyrrell).

Ficou na Surtees até 1974, transferindo-se para a Brabham em 1975, onde já no segundo GP da temporada, em Interlagos, venceu aquela que acabou sendo sua única prova na F1, na primeira dobradinha brasileira da categoria, com Emerson Fittipaldi (McLaren), em segundo.

Para 1976, a Brabham trocou a Ford pela Alfa-Romeo como fornecedora de motor. Embora mais potente, o propulsor italiano de 12 cilindros não tinha a mesma confiabilidade e deixou o brasileiro fora de muitos GPs. 

Em 1977, ano de sua morte, começou a temporada com um bom segundo lugare no GP da Argentina, vencido pela surpreendente estreante Wolf, de Jody Scheckter. Não pontuou nas outras duas corridas que disputou naquele ano: Brasil (acidente) e África do Sul (13º colocado).

Havia um consenso que apontava José Carlos Pace como um futuro campeão da Fórmula 1 em curto espaço de tempo. 

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE JOSÉ CARLOS PACE NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

Pace, à direita, em seu primeiro pódio na F1, após terminar o GP da Áustria disputado em Osterreichring em 1973, com o carro da Surtees. A vitória foi de Ronnie Peterson (centro) e Jackie Stewart terminou em segundo lugar. Foto: Divulgação

 

Em 25 de janeiro de 1975, a bordo da Brabham-Ford, dia de sua única vitória na F1, em Interlagos. Foto: Divulgação

 

"Voando" coms ua Brabham BT-45 Alfa-Romeo de 12 cilindros durante o GP da Alemanha de 1976, em Nurburgring. Foto: Divulgação

 

Elda Pace, viúva de José Carlos Pace, em 10 de março de 2015, dia em que o ex-piloto foi homenagedo durante a Velocult, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Busto de Pace dentro do Autódromo de Interlagos. O autódromo recebeu seu nome em 1985. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

ABAIXO, VÍDEO COM ALGUNS MOMENTOS DO GP BRASIL DE 1975, EM INTERLAGOS, PALCO DA ÚNICA VITÓRIA DE JOSÉ CARLOS PACE NA FÓRMULA 1. NARRAÇÃO DE LUCIANO DO VALLE  E COMENTÁRIOS DE GIU FERREIRA

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPOCLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

*************************************************************************

Ulisses Costa crava: Neymar vai para o Real Madrid

 CLIQUE AQUI E CONHEÇA A CARREIRA DE ULISSES COSTA NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”

A jornalista Yara Fantoni, da Band, publicou no último domingo (18), em seu canal no Youtube, uma entrevista especial com Ulisses Costa, narrador do Grupo Bandeirantes.

No bate-papo com Yara, Ulisses cravou Neymar no Real Madrid, apostou em Willian como titular da seleção na Copa e contou bastidores sobre o que aconteceu com Ronaldo Fenômeno em 1998.

Yara Fantoni é neta do saudoso Orlando Fantoni (1917-2002), ex-jogador e um dos mais famosos treinadores do Vasco da Gama.

ABAIXO, O VÍDEO DA ENTREVISTA DE ULISSES COSTA À JORNALISTA YARA FANTONI

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL DE YARA FANTONI NO YOUTUBE

 

*************************************************************************

 Derrota do Corinthians surpreende, já a do São Paulo... confira a Live do Dia

 

Desempenho do Bragantino merece elogios, mas Corinthians não deve repetir atuação abaixo do normal na quinta-feira.

Grêmio mostra que, com o time titular, é quem manda no Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro os quatro grandes farão as semifinais da Taça Rio.

A análise dos jogos do fim de semana pelos estaduais com João Antonio de Carvalho e Frank Fortes.

 CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL TERCEIRO TEMPO TV NO YOUTUBE

 

*************************************************************************

Animado com nova vitória nas 12 Horas de Sebring, Derani mira título no IMSA

Depois de vencer novamente no último sábado (17) as 12 Horas de Sebring, na Flórida, o brasileiro Pipo Derani comentou que está animado para a disputa do título no IMSA WeatherTech Sportscar Championship. Derani, de 24 anos, também venceu a prova na edição de 2016.

"Que corrida e que conquista para a equipe, que foi fantástica como sempre! Fizemos uma grande corrida e agradeço muito à equipe que trabalhou tanto para isso, porque o carro foi bem até o final. É especial vencer duas vezes as 12 Horas de Sebring em três anos. É gratificante e mostra nossa real força nesta temporada e o nosso desafio na briga pelo campeonato começa agora. Esta vitória vai para o meu pai, que estava me assistindo no Brasil. Estou feliz em saber que ele pode assistir à corrida”, comentou o piloto de 24 anos, que dividiu a condução do Nissan Onroak DPi #22 da equpe Tequila Padrón ESM com o francês Nicolas Lapierre e o norte-americano Johannes van Overbeeek.

O trio, aliás, enfrentou dificuldades, incluindo um pneu furado, mas o saldo foi bastante positivo no final. Eles receberam a bandeira quadriculada após 344 voltas com pouco mais de 12 segundos de vantagem para o Cadillac DPi-V.R do trio Taylor/Van Der Zande/Hunter-Reay.

Além de Derani, outros dois brasileiros disputaram as 12 Horas de Sebring: Felipe Nasr, que terminou em terceiro, em parceria com Mike Conway e Eric Curran e Christian Fittipaldi, o décimo, que formou trio com Filipe Albuquerque e João Barbosa.

Pipo Derani esteve recentemente no Brasil para a disputa da prova de abertura da temporada da Stock Car, a Corrida de Duplas, em Interlagos, no último dia 10. Ele correu com o titular Marcos Gomes, pela Cimed Racing, fechando a prova na sexta colocação. Clique aqui e veja detalhes da participação de Pipo Derani na Corrida de Duplas da Stock Car.

A próxima etapa do IMSA WeatherTech Sportscar Championship, terceira da temporada, acontece no dia 14 de abril, em Long Beach, na Califórnia (EUA). 

O Nissan DPi do trio Derani/Lapierre/Van Overbeek durante as 12 Horas de Sebring. Foto: BigTom O´Connor/Divulgação

Os 10 primeiros colocados na categoria Protótipos em Sebring:

1 22 J. van Overbeek / P. Derani / N. Lapierre Tequila Patron ESM Nissan DPi 344 voltas em 12:00:34.369

2 10 J. Taylor / R. Van Der Zande / R. Hunter-Reay Konica Minolta Cadillac DPi-V.R +12.427

3 31 F. Nasr / E. Curran / M. Conway Whelen Engineering Racing Cadillac DPi +53.075

4 54 J. Bennett / C. Braun / R. Dumas CORE autosport ORECA LMP2 +1´16.328

5 32 P. Hanson / P. Di Resta / A. Brundle United Autosports Ligier LMP2 +1´30.732

6 55 J. Bomarito / H. Tincknell / S. Pigot Mazda Team Joest Mazda DPi +1 volta

7 99 C. Miller / S. Simpson / M. Goikhberg JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2 +6 voltas

8 77 O. Jarvis / T. Nunez / R. Rast Mazda Team Joest Mazda DPi +10 voltas

9 85 S. Trummer / R. Alon / N. Panciatici JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2 +13 voltas

10 5 F. Albuquerque / J. Barbosa / C. Fittipaldi Mustang Sampling Racing Cadillac DPi + 20 voltas

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPOCLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

 

*************************************************************************

Live: a convocação de Ismaily e as mudanças do SP no Paulista

Surpresa na lista do técnico Tite, o lateral Ismaily foi chamado para os amistosos contra Rússia e Alemanha. Conheça um pouco mais sobre o jogador com Frank Fortes e João Antonio de Carvalho. Na Live desta terça a dupla também debateu o jogo de volta entre São Paulo x São Caetano pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O Tricolor precisa vencer e vem muito modificado para a partida. 

Confira a análise do dia: 

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA NO CANAL TERCEIRO TEMPO TV NO YOUTUBE

 

*************************************************************************

Com novo Porsche de 485 cavalos, Lico Kaesemodel busca segundo título na categoria

Campeão da Porsche GT3 Cup em 2016, o paranaense Lico Kaesemodel inicia no próximo sábado (24) em Curitiba-PR, sua busca por mais um título na categoria, agora a bordo do novo carro da montadora alemã, o 991/2 com motor 4,0 litros e 485 cavalos de potência.

“Sempre bom começar correndo em casa, uma temporada com novidades, carro novo, mais potência. Segundo acompanhei dos testes realizados na pré temporada, em Interlagos, o carro virou em torno de dois segundos mais rápido em relação ao modelo anterior, de 3.8 litros. Essa versão tem melhorias, é um carro mais forte, mas entendo que não terá grande diferença na pilotagem. Quanto a liberação do sistema ABS, eu particularmente sou contra, mas fui voto vencido. De qualquer maneira, cada piloto poderá escolher o nível -  de 1 a 10 – que deseja, vamos ver. Sinceramente, acho que só teremos uma ideia de como vai funcionar nos treinos extras na quinta feira. Aqui em Curitiba, começaremos todos do zero: carro novo, todos sem lastro e experimentando as novidades. Quinta terei uma base melhor para avaliar. Meu objetivo para 2018, como não poderia ser diferente, é ir em busca do bi na Sprint e emplacar o título da Endurance, que escapou ano passado. Não vejo a hora de acelerar o meu Porschão #63. Vamos com tudo”, comentou Lico.

Lico, de 34 anos, que competiu na Stock Car entre 2006 e 2014, ingressa em sua quarta temporada na Porsche Cup, e novamente representará as cores da Shell em seu carro. Em 2016, já pela Porsche Cup, ele venceu o Capacete de Ouro na categoria Nacional.

SPRINT E ENDURANCE

Serão disputadas nove etapas na temporada de 2018, sendo seis provas curtas (Sprint) e três mais longas (Endurance). A penúltima delas, aliás, será preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos.

Haverá duas categorias na Sprint: Carrera Cup (carros novos, com motores 4.0) e GT3 Cup (motores 3.8), ambas disputando rodadas duplas de 25 minutos de duração mais uma volta. A segunda bateria terá o grid invertido (4, 5 ou 6), em sorteio realizado pelo vencedor da prova 1.

A pontuação combinada da Sprint com a Endurance resultará no campeão overall da temporada de 2018, a exemplo do que aconteceu nos últimos dois anos.

A jornalista Meg Cotrim, Lico Kaesemodel, e Giuliana Lucchesi Kaesemodel, esposa do piloto, em 10 de novembro de 2016, na premiação do Capacete de Ouro. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

CALENDÁRIO DA PORSCHE CUP EM 2018

Etapa 1 – Curitiba (Sprint) – 23 e 24 de março
Etapa 2 – Interlagos (Sprint) – 13 e 14 de abril
Etapa 3 – Goiânia (Sprint) – 11 e 12 de maio
Etapa 4 – Termas de Río Hondo (Sprint) 9 e 10 de junho
Etapa 5 – Interlagos (Endurance) – 27 e 28 de julho
Etapa 6 – Velo Città (Sprint) – 14 e 15 de setembro
Etapa 7 – Goiânia (Endurance) – 12 e 13 de outubro
Etapa 8 – Interlagos (F1 – Sprint) – 9,10 e 11 de novembro
Etapa 9 – Interlagos (Endurance) – 23 e 24 de novembro

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPOCLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

 

*************************************************************************

Notas do Carsughi: "MotoGP sensacional e Mercedes ainda à frente na F1", diz o Mestre

Em seu quarto ano no Portal Terceiro Tempo, o programa "Notas do Carsughi" destaca em sua edição #54, a primeira de 2018, a abertura do Mundial de MotoGP, que aconteceu no último fim de semana no Catar, e faz uma projeção para a corrida inaugural do Mundial de Fórmula 1, que acontece na madrugada do próximo domingo (25) em Melbourne, na Austrália.

Carsughi destacou a bela disputa entre Andrea Dovizioso (Ducati) e Marc Márquez (Honda) e ainda pontuou sobre a bela performance de Valentino Rossi (Yamaha), que completou o pódio e deve ser elemento frequente no top-3 da classe rainha em 2018. Porém, na opinião de Claudio, a disputa deve mesmo ficar entre Márques e Dovizioso, com ligeiro favoritismo para o espanhol, ainda que a Ducati tenha tido um nítido progresso ciclístico e de motor.

"A MotoGP começou de forma sensacional. Aliás, a MotoGP dá espetáculo da primeira à última volta. Uma corrida em que você tem uma disputa como a que tivemos, entre Dovizioso com a Ducati e Márquez com a Honda, e que até a última curva da última volta quem estava em segundo ainda tentou chegar em primeiro é algo realmente sensacional", avaliou o Mestre, que deu suas notas para os pilotos que se destacaram positivamente e negativamente na prova do Catar.

Depois, Claudio fez uma avaliação da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona e colocou a Mercedes ainda um pouco à frente da concorrência, que para ele deve ter em condições próximas a Ferrari e a Red Bull.

Porém, Claudio alertou para os riscos em avaliações prematuras com relação à pré-temporada, pois nunca é clara a condição com as quais as equipes levam seus carros à pista nestes ensaios.

"Claramente nestes testes você não sabe com quanta gasolina eles andaram, não se sabe qual o objetivo, se era um long run ou se era para fazer tempo. E tem equipes ainda que dependem de um maior aporte financeiro que tentam fazer o tempo de destaque para chamar atenção, então é preciso tomar muito cuidado. De qualquer forma eu fiquei com algumas impressões, que podem até não se confirmar, mas, para mim, a Mercedes continua sendo a grande favorita", ponderou Carsughi.

A próxima edição do Notas do Carsughi acontece após o GP da Austrália de F1.

ABAIXO, O "NOTAS DO CARSUGHI", COM EDIÇÃO DE LUCAS MICHELETTI

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA ACESSAR O SITE DO CARSUGHI

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPOCLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

*************************************************************************

Raridade! Rica Perrone ouve José Roberto Wright sobre o tema Galo-81!

 

DO BLOG DO RICA PERRONE

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE JOSÉ ROBERTO WRIGHT NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”

 

*************************************************************************

Infância de Ayrton Senna, que hoje completaria 58 anos

Ayrton Senna completaria 58 anos nesta quarta-feira, 21 de março.

A infância do tricampeão mundial de Fórmula 1, que morreu aos 34 anos após o acidente sofrido no GP de San Marino, em Imola, transcorreu toda na zona norte de São Paulo, no bairro de Santana e Tremembé.

Selecionamos algumas imagens do arquivo da família Senna, presentes no livro "Ayrton Senna - Uma Lenda a Toda Velocidade", de Christopher Hilton", com o menino Ayrton em seus primeiros anos de vida, junto dos irmãos Viviane e Leonardo e dos pais, Milton e Neyde.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

 

*************************************************************************

 

Paulo Nobre grava vídeo para falar do Rally de Açores, que disputa nesta semana

Paulo Nobre, ex-presidente do Palmeiras, está em Portugal, onde participa do Rally competição que começa na sexta-feira (23) e se encerra no sábado (24). O brasileiro Gabriel Morales será seu navegador a bordo do Skoda Fabia R5 com as cores alviverdes da equipe "Palmeirinha Rally".

De acordo com Paulo Nobre, que há muitos anos disputa provas nacionais e internacionais de rali, a competição nos Açores, que integra o Mundial de Rali, é muito técnica, com especiais (trechos cronometrados) em locais muito estreitos e sinuosos, mas com alguns trechos rápidos e curvas negativas. `É um rali pra gente grande´, resumiu Nobre em um vídeo que gravou em sua página "Palmeirinha Rally", no Facebook.

VEJA O VÍDEO NA ÍNTEGRA. MAIS ABAIXO, FOTOS E A PROGRAMAÇÃO DO RALLY DE AÇORES

Paulo Nobre e o seu navegador, Gabriel Morales, ao lado do Skoda Fabia R5 com o qual disputam o Rally de Açores, em Portugal. Foto: Divulgação

 

O Skoda Fabia R5 da dupla Nobre/Morales. Foto: Divulgação

PROGRAMAÇÃO DO RALLY DE AÇORES (HORÁRIOS LOCAIS)

SEXTA-FEIRA (23)

08:00h/22:00h Horário de abertura do secretariado e sala de Imprensa Pavilhão do Mar - Portas do Mar
09:30h Partida Secção 2 - Etapa 1 P. Fechado - Praça 5 de Outubro
20:00/21:00

Observação médica para as equipas envolvidas em acidente durante a Etapa 1, que pretendam
reentrar na Etapa 2 Secretariado

20:30h Limite para comunicação intenção de readmissão (Rally 2) Secretariado
21:00h Chegada da Etapa 1 P. Fechado - Praça 5 de Outubro
21:30h Publicação da Classificação Parcial Oficiosa da 1a Etapa Secretariado - Quadro Oficial
22:00h Publicação da Ordem de partida 2a Etapa Secretariado - Quadro Oficial

SÁBADO (24)

08:00h/22:00h Horário de abertura do secretariado e sala de Imprensa Pavilhão do Mar - Portas do Mar
08:00h Partida - Etapa 2 P. Fechado - Praça 5 de Outubro
18:26h Chegada do Rali – Cerimónia Entrega de Prémios Podium– Praça Gonçalo Velho
19:00h Conferência de Imprensa Pós evento FIA, ERC e FPAK (convocados) Podium– Praça Gonçalo Velho
19:30h Verificações Finais Centrovia- P. Delgada
21:30h Publicação da Classificação Final Provisória Secretariado - Quadro Oficial
22:00h Publicação da Classificação Final Oficial Secretariado - Quadro Oficial

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE PAULO NOBRE NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPOCLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

*************************************************************************

Em anúncio do retorno do WEC a SP, Bruno Senna vê lado positivo em ausência de brasileiros da F1

Em uma concorrida coletiva com a imprensa nesta quinta-feira (22), no Hotel Grand Hyatt, zona sul de São Paulo, foi detalhado o retorno das 6 Horas de São Paulo, prova do WEC (Campeonato Mundial de Endurance), que esteve no calendário da categoria por três anos consecutivos: 2012, 2013 e 2014.

Agora sob os cuidados de uma nova empresa promotora, a N/DUDUCH Motorsports, o evento está garantido no Brasil por três anos, a começar pela prova de 2019/2020, cuja data ainda não foi definida.

Presente à coletiva, o piloto Bruno Senna, atual campeão do WEC pela categoria LMP2, que nesta temporada está na LMP1 pela mesma equipe suíça Rebellion, foi anunciado como embaixador da prova. Ele estava à mesa ao lado de Gérard Neveu (CEO do FIA WEC), Nicholas Duduch (CEO da N/DUDUCH Motorsports), Waldner Bernardo (presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo) e João Amaral (representante da SPTuris).

EMOÇÃO DE CORRER EM INTERLAGOS

"Sempre foi muito emocionante correr em Interlagos, tanto pela Fórmula 1 como pelo WEC. Estive aqui competindo pela Aston Martin em 2013, e as corridas de endurance são fantásticas. O campeonato está muito bom e a intenção de todos é boa. Desde nossas primeiras conversas eu senti um desejo muito grande por parte do Gérard (Neveu) e do Nicolas (Duduch) e eu estou ansioso por esta volta a São Paulo", comentou Bruno Senna.

F1 SEM BRASILEIROS PODE FAVORECER OUTRAS CATEGORIAS, COMO O WEC

O piloto também falou sobre o bom momento vivido por pilotos brasileiros no exterior, ainda que em 2018 nenhum representante do País esteja no grid da Fórmula 1, cuja temporada começa no próximo domingo (25) na Austrália.

"O Pipo Derani venceu as 12 Horas de Sebring no último fim de semana, corrida que ele já havia vencido há dois anos, quando também venceu em Daytona. Eu conquistei o título da LMP2 do WEC em 2017 e o Christian Fittipaldi ganhou as 24 Horas de Daytona neste ano. Então, talvez a ausência de brasileiros na F1 seja uma oportunidade para que outras categorias sejam mais vistas pelo público daqui", projetou Bruno.

O jornalista Claudio Carsughi ao lado do piloto Bruno Senna. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Bruno Senna disputou as 6 Horas de São Paulo em 2013, competindo pela Aston Martin. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

ELOGIOS A BRUNO SENNA

"O Bruno Senna é um dos melhores pilotos do WEC e tê-lo como embaixador da prova em São Paulo é uma honra para nós. Estamos trabalhando para retornar à América do Sul por muitos anos, e só posso agradecer ao esforço do Nicolas Duduch e seus sócios pelo árduo trabalho", ponderou Gérard Neveu.

Gérard Neveu, CEO do FIA WEC. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

INFRA-ESTRUTURA

"Vamos fazer uma grande prova e um grande evento em Interlagos, não tenho nenhuma dúvida disso. Queremos que Interlagos receba um grande público, teremos uma infra-estrutura para isso, com muitas opções de entretenimento, alimentação e os ingressos terão preços acessíveis", destacou Nicholas Duduch

Nicolas Duduch, CEO da N/DUDUCH Motorsports. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

POSIÇÃO DA SPTURIS

Indagado sobre a incerteza com relação ao futuro de Interlagos, João Amaral, representante da SPTuris, empresa oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo, vinculada à Prefeitura, falou sobre o tema de forma sucinta.

"Não podemos falar sobre o futuro. A SPTuris tem como função dar todo apoio para a realização deste evento, que é de grande porte. É é isso o que vamos fazer", garantiu Amaral.

João Amaral, representante da SPTuris. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

"Será fantástico ter uma competição da grandeza do WEC novamente em São Paulo. Estou certo de que será um evento marcante para o Brasil, que passa a integrar um calendário de provas tão espetaculares", pontuou Waldner Bernardo, o Dadai, presidente da CBA.

Waldner Bernardo, o Dadai, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Bruno Senna com integrantes da N/DUDUCH Motorsports. Nicholas Duduch, Moyses Parizatto, Patrícia Negrini, Bruno Senna e Gustavo Alberti.  Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

 

Evento aconteceu no Hotel Grand Hyatt, na zona sul da capital paulista. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

 

 

*************************************************************************

Na Casa da Xilogravura: Gravuras e palestra de George Gütlich, gravador proclamado "Artista do Ano 2018"

A Casa da Xilogravura apresenta 26 gravuras de George Gütlich, sendo 22 xilogravuras (gravuras impressas com matriz de madeira) e 4 calcogravuras (gravuras impressas com matriz de metal).

O artista encontrará o público na abertura da mostra, para uma palestra na qual falará sobre gravura em geral, mas também de sua maneira de trabalhar.

George Gütlich foi escolhido pela Casa da Xilogravura para receber o diploma de Artista do Ano 2018, distinção que o Museu sempre dará ao artista que escolher, por seus méritos, para a primeira mostra de cada ano.

George Rembrandt Gütlich nasceu em São José dos Campos em 1968. Formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, fez Especialização no Instituto de Museologia de São Paulo; Mestrado na Universidade de Taubaté; Doutorado na Universidade Estadual de Campinas; e Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa.

Atuando em várias áreas das Artes Plásticas, marcou sua presença com especial força no campo da gravura, tanto em metal, como da matriz em madeira, exibindo-se em dezenas de exposições – coletivas e individuais – no Brasil e no Exterior.

Lecionou, ao longo de décadas, em várias instituições educacionais no Vale do Paraíba e desenvolveu carreira docente na Universidade de Taubaté. Mais recentemente, conquistou em concurso também o cargo de Professor Adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais. Gütlich é autor do livro “Arcádia Nassoviana”, edição de Anablume/FAPESP.

O MUSEU CASA DA XILOGRAVURA abre das 9 às 12 e das 14 às 17 horas

todos os dias, de 5ª. a 2ª. feira (só fecha nas terças e quartas-feiras),

na Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Bairro Jaguaribe, Campos do Jordão.

Entrada = R$ 10,00 / Mais de 60 anos, estudantes e professores = R$ 5,00 /

Menos de 12 anos = Grátis / Grupos de alunos de escolas gratuitas agendados = Grátis

Para mais informações: (12) 3662-1832 ou contato@casadaxilogravura.com.br

 

*************************************************************************

Hamilton domina TL1 na Austrália e Verstappen mostra fòlego com a Red Bull

E a temporada de 2018 da Fórmula 1 começou na Austrália com o atual campeão Lewis Hamilton na frente.

O inglês comandou a dobradinha da Mercedes no primeiro treino livre realizado nesta sexta-feira em Melbourne, no circuito de Albert Park, completando 27 voltas pelos 5.303 metros e fazendo a melhor delas em 1min24s026, 0s551 abaixo do companheiro de equipe Valtteri Bottas, que deu duas voltas a mais. O treino começou com temperatura do ar em 25,3ºC e do asfalto em 37,8ºC.

Max Verstappen conseguiu a terceira colocação, a 0s745 de Hamilton, colocando-se à frente dos dois carros da Ferrari, que vieram na sequência, com Kimi Raikkonen em quarto e Sebastian Vettel em quinto. Daniel Ricciardo (Red Bull) fecho o top-6.

A Haas, com Romain Grosjean, comprovou que a pré-temporada não foi enganosa e foi a melhor "das outras", em sétimo, enquanto Fernando Alonso, com a McLaren-Renault ficou em oitavo, depois de ter ficado um bom tempo parado nos boxes, com problemas, a exemplo do que aconteceu com o outro carro de Woking, de Stoffel Vandoorne, o décimo. Entre os dois, a Renault de Carlos Sainz Jr., em nono.

Logo mais, a partir das 2h (de Brasília), acontece a segunda sessão livre para o GP da Austrália.

 

O GP DA AUSTRÁLIA EM 2017...

No ano passado a pole foi de Lewis Hamilton (Mercedes), com o tempo de 1min22s188. Sebastian Vettel (Ferrari), que largou em segundo, venceu a prova, seguido pelos dois carros da Mercedes, de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

SEM BRASILEIROS NO GRID

Nenhum piloto brasileiro estará no grid do GP da Austrália. Desde 1970, pelo menos um piloto brasileiro esteve na categoria máxima do automobilismo.

Três pilotos brasileiros venceram o GP da Austrália: Nelson Piquet (Benetton-Ford) em 1990 e Ayrton Senna, com McLaren-Honda em 1991 e com McLaren-Ford em 1993. Todos os triunfos dos brasileiros foram no circuito de Adelaide.

PROGRAMAÇÃO (HORÁRIOS DE BRASÍLIA

5ª FEIRA  (22)

1º TREINO LIVRE (22h)

6ª FEIRA

2º TREINO LIVRE (02h)

SÁBADO (23)

3º TREINO LIVRE (0h)

CLASSIFICAÇÃO (03h)

DOMINGO (24)

LARGADA PARA O GP - 58 voltas (2h10min)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

 

*************************************************************************

F1: Hamilton mantém a liderança no TL2 mas Verstappen se aproxima

E, assim como na primeira sessão livre, Lewis Hamilton voltou a ocupar o topo da tabela de tempos no segundo ensaio realizado em Melbourne, na Austrália, e foi o mais rápido, com 1min23s931, mas desta vez sem a companhia de seu companheiro de Mercedes na sequência, pois foi Max Verstappen (Red Bull), a 0s127 o segundo colocado.

Bottas, a 0s228 ficou com o terceiro melhor tempo do TL2 e depois vieram os dois carros da Ferrari, com Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, quarto e quinto colocados, respectivamente.

A Haas foi ainda melhor em relação à primeira sesssão, e Romain Grosjean fechou o top-6 com Romain Grosjean, um posto melhor que Daniel Ricciardo (Red Bull), o sétimo. Fernando Alonso (McLaren) repetiu a posição obtida no treino anterior, em oitavo.

Kevin Magnussen (Haas) e Stoffel Vandoorne (McLaren) foram nono e décimo colocados, respectivamente.

Na madrugada do próximo sábado (23) acontece o último treino livre e a definição do grid para o GP, marcado para às 2h de domingo (horário de Brasília).

O GP DA AUSTRÁLIA EM 2017...

No ano passado a pole foi de Lewis Hamilton (Mercedes), com o tempo de 1min22s188. Sebastian Vettel (Ferrari), que largou em segundo, venceu a prova, seguido pelos dois carros da Mercedes, de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

SEM BRASILEIROS NO GRID

Nenhum piloto brasileiro estará no grid do GP da Austrália. Desde 1970, pelo menos um piloto brasileiro esteve na categoria máxima do automobilismo.

Três pilotos brasileiros venceram o GP da Austrália: Nelson Piquet (Benetton-Ford) em 1990 e Ayrton Senna, com McLaren-Honda em 1991 e com McLaren-Ford em 1993. Todos os triunfos dos brasileiros foram no circuito de Adelaide.

2º TREINO LIVRE - MELBOURNE - AUSTRÁLIA - CIRCUITO DE ALBERT PARK

POSNODRIVERCARTIMEGAPLAPS
1 44 Lewis Hamilton MERCEDES 1:23.931   35
2 33 Max Verstappen RED BULL RACING TAG HEUER 1:24.058 +0.127s 34
3 77 Valtteri Bottas MERCEDES 1:24.159 +0.228s 34
4 7 Kimi Räikkönen FERRARI 1:24.214 +0.283s 39
5 5 Sebastian Vettel FERRARI 1:24.451 +0.520s 38
6 8 Romain Grosjean HAAS FERRARI 1:24.648 +0.717s 34
7 3 Daniel Ricciardo RED BULL RACING TAG HEUER 1:24.721 +0.790s 28
8 14 Fernando Alonso MCLAREN RENAULT 1:25.200 +1.269s 28
9 20 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 1:25.246 +1.315s 30
10 2 Stoffel Vandoorne MCLAREN RENAULT 1:25.285 +1.354s 34
11 55 Carlos Sainz RENAULT 1:25.390 +1.459s 35
12 11 Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES 1:25.413 +1.482s 30
13 27 Nico Hulkenberg RENAULT 1:25.463 +1.532s 35
14 18 Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES 1:25.543 +1.612s 32
15 31 Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES 1:25.888 +1.957s 33
16 28 Brendon Hartley SCUDERIA TORO ROSSO HONDA 1:25.925 +1.994s 41
17 10 Pierre Gasly SCUDERIA TORO ROSSO HONDA 1:25.945 +2.014s 39
18 35 Sergey Sirotkin WILLIAMS MERCEDES 1:25.974 +2.043s 37
19 9 Marcus Ericsson SAUBER FERRARI 1:26.814 +2.883s 31
20 16 Charles Leclerc SAUBER FERRARI 1:26.815 +2.884s 35

PROGRAMAÇÃO (HORÁRIOS DE BRASÍLIA

SÁBADO (23)

3º TREINO LIVRE (0h)

CLASSIFICAÇÃO (03h)

DOMINGO (24)

LARGADA PARA O GP - 58 voltas (2h10min)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

 

*************************************************************************

16º Festival da Sardinha Na Brasa

O Rancho Português realiza entre sexta-feira (23/03) e sábado (24/03) a 16ª edição do Festival da Sardinha na Brasa. As sardinhas são grelhadas na calçada do restaurante e servidas com batatas ao murro e broas de milho – como manda a tradição da culinária lusitana.

O valor, de R$89 por pessoa, ainda inclui meia garrada de vinho tinto ou branco (375 ml) para harmonizar com o prato. Confira abaixo todas as informações do evento. Faça agora mesmo a sua reserva!

"Enquanto há brasa, há sardinha na broa”

                                                                                                                                                            Imagem:Divulgação

 

 


.





*************************************************************************

Campeão no vôlei e na vida

Por Flávia Raucci

O atleta bicampeão do vôlei, Sérgio Dutra Santos, mais conhecido como “Serginho” ou “Escadinha”, conquistou quatro medalhas olímpicas, duas delas de ouro. Temos a honra de tê-lo em nossa coluna, falando sobre o seu forte envolvimento com cavalos, abusando do seu jeito simples e simpático de ser.

De infância humilde, sua família era do Paraná e Serginho começou a se relacionar com cavalos através do incentivo do seu “Avô Chico”, que tinha apenas um cavalo. Durante as férias, seu avô o levava para a roça de charrete.

“Fiquei apaixonado e coloquei na minha cabeça que na primeira oportunidade eu iria ter um cavalo”.

Hoje, Serginho não tem só um cavalo. Tem um Haras na cidade de Jarinú, interior de São Paulo, que leva o nome do seu avô: “Haras Vô Chico”. Linda e merecida homenagem!

Em seu Haras cria duas raças: Campolina e Mangalarga Marchador. Além de fazer cavalgadas, participa das provas de marcha promovidas pelas duas Associações. Disse que o que mais aprecia em seus cavalos é o andamento, a comodidade de sela, o temperamento e a beleza.

“Eu preciso montar toda semana, senão fico louco”.

Além do Haras, o multicampeão tem em sua casa de São Paulo três cocheiras. Durante 15 anos, sua família conviveu com um de seus cavalos, o “Thor” da Raça Campolina, que veio a falecer há pouco mais de dois anos.

“A convivência diária e próxima ao Thor ajudou até na educação dos meus filhos. Sou muito grato a esse animal. Os cavalos não servem só pra cavalgadas e provas, têm grandiosos outros valores que as pessoas precisam descobrir”.

Ele sabe o que fala. A relação entre humanos e cavalos traz benefícios para o corpo e para a saúde mental. É uma relação de troca, de carinho e de respeito. A relação do homem com o cavalo, pode ser tão intensa como com qualquer animal de pequeno porte. São extremamente sensitivos e correspondem imediatamente ao afeto que recebem.

Em suas palestras, Serginho sempre incentiva as pessoas a se relacionarem com cavalos. Conta sobre suas experiências e diz: “Eu nunca vi uma pessoa triste em cima de um cavalo”.

Concordo com ele! Existe algo a mais nessa relação. Quem monta ou interage com eles percebe que essa ligação é muito diferente de outros animais ou pessoas. É uma experiência que não pode ser contada, você tem que experimentar.

Eles são únicos e não confiam em qualquer um. Sua confiança tem que ser conquistada. Construir um relacionamento com um cavalo pode levar um tempo e dá um certo trabalho.

Mas são esses desafios que tornam os vínculos conquistados ainda mais especiais.

Quando se trata de aprender sobre “confiança” não há nada melhor do que conviver com um cavalo, cuidar de um cavalo e montar em um cavalo.

Escadinha joga atualmente no Corinthians Guarulhos e manda a frase : “Eu não consigo me aposentar” .

A família, os amigos e os fãs não deixam.

Dois sonhos fizeram e fazem parte da sua vida. Um deles já realizou: ser um grande atleta do vôlei. O outro espera realizar em breve: ter mais tempo para conviver com os seus cavalos.

Antenado, Serginho fica sempre ligado e acompanha através das redes sociais tudo o que se relaciona ao mundo dos cavalos.

“Vi a matéria que a coluna Cavalos fez com Montanaro, que também é muito ligado aos cavalos e sempre foi meu ídolo. Eu delirei!”.

Serginho, eu também adorei sua matéria e saber que você faz parte dessa grande família do cavalo.

Bora marcar aquela cavalgada entre amigos e, com o nosso ídolo “Montaro”, um belo churrasco e moda de viola?

Está todo mundo convidado, pessoal! Agora é só definir a data.

– Prepara a “traia”, Luiz Andreoli, que você e Milton Neves estão incluídos nessa. Te vira!!!

Até a semana que vem, com muito mais cavalos em nossas vidas…

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS COLUNAS DE FLÁVIA RAUCCI NO PORTAL DO LUIZ ANDREOLI

CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE DO HARAS TRÊS RIOS

 

*************************************************************************

 Renato: Fui pra Espanha para vencer e deu certo

Por Frank Fortes

Renato fez parte de um dos últimos grandes times do futebol espanhol que não fossem Real ou Barça. Durante os anos que defendeu o Sevilla jogou ao lado de outros brasileiro que se tornaram estrelas do futebol: os laterais Dani Alves e Adriano, e o atacante Luis Fabiano.

A equipe ainda tinha Jesus Navas, meia revelado pelo próprio clube e que ganhou projeção internacional, o atacante francês Kanouté e o argentino Saviola (então emprestado pelo Barcelona).

“Fui pra lá para vencer na Europa. Era um sonho meu. Acredito que deu certo. Fiquei sete temporadas e consegui seis títulos”, afirma o jogador.

“Naquela época a gente pegou, do lado do Braça, o Ronaldinho vindo do PSG, o Barcelona sendo campeão da Champions e o Messi saindo do banco. E no Real Mardid acabei pegando a primeira fase dos galácticos com Figo, Zidane, Beckhan, Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno”, recorda.

Mesmo enfrentando grandes adversários, Renato voltou ao Brasil com títulos importantes pelo Sevilla: duas copas do Rei da Espanha, duas Europa League (ex-Copa do UEFA), uma Supercopa da Espanha (contra o Real), uma Supercopa da Europa (em cima do Barcelona).

Apesar da experiência são apenas quatro clubes como profissional. Além do Santos, Guarani, Botafogo e Sevilla tiveram o volante. Sempre cumprindo os contratos.

Perto de encerrar a carreira, o volante já sabe o que não quer fazer. “Treinador eu falei que não porque não quero a rotina de ter que viajar”, afirma, lembrando que quer se dedicar mais à família.

Acompanhe a íntegra da entrevista:

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL FRANKAMENTE NO YOUTUBE

 

*************************************************************************

Hugo Hoyama fala de sua carreira e elogia o xará Hugo Calderano

Por João Antonio de Carvalho

O mesatenista Hugo Hoyama, que conquistou quinze medalhas em Jogos Pan-Americanos e participou de seis olimpíadas, falou com exclusividade ao Terceiro Tempo.

Ele falou de seu trabalho atual, como treinador da seleção brasileira feminina de tênis de mesa e elogiou o xará Hugo Calderano, que alcançou a melhor posição de um brasileiro no ranking da Federação Internacional.

Acompanhe a entrevista na íntegra.

Se inscreva no canal Terceiro Tempo TV no Youtube.

 

*************************************************************************

Paes falha e jogadores do Azulão se escondem na falha dele

Por João Antonio de Carvalho

Não tenho a mínima dúvida de que o São Paulo, do jeito que estava jogando, não se classificaria para as semifinais se não fosse a falha gritante do goleiro Paes....

Mas eu gosto de ver nas entrelinhas.....

O São Paulo não merecia se classificar, mas a partir desse lance passou a merecer, e minha convicção se tornou notória ao final da partida.....

O goleiro, errou, mas o time foi covarde e só pensou em atacar após ter tomado o segundo gol.....

Ao final do jogo ele desabou na sua área e as imagens, claras, não mostraram nenhum companheiro junto a ele...

Somente minutos depois o veterano Cristian apareceu e ficou ao seu lado na hora de sair de campo....

Grande atitude do Cristian e saiba Paes, que você errou feio, mas se o seu time não jogou o que deveria, a eliminação não pode cair somente em você....

Futebol é assim....

Espero que você seja um novo Jaílson em algum momento.....

 

*************************************************************************

F1 chega à 8ª temporada utilizando a asa móvel, uma aberração desportiva

Em 2011, duas significativas mudanças aconteceram na Fórmula 1. 

A primeira, a troca do fornecedor de pneus, saindo a Bridgestone e entrando a Pirelli.

Houve o pedido, ordem, digamos, de Bernie Ecclestone, de que os compostos se deteriorassem com maior rapidez. Equipes e pilotos tiveram de buscar alternativas e isso foi bacana.

A outra foi a adoção da asa móvel, talvez a maior aberração desportiva da história da categoria.

Algo como se, no futebol, o time que estivesse atrás no placar, pudesse, durante alguns minutos, ter seus jogadores da linha utilizando as mãos, além dos pés e da cabeça...

A comparação não é exagerada, uma vez que passou a permitir para quem estivesse atrás poder andar com o carro muito mais rápido do que aquele que à sua frente, utilizando-se da abertura da asa em alguns trechos da pista, em locais pré determinados.

Ah, mas quem foi ultrapassado pode fazer o mesmo depois...

Em tese é verdade. Mas, na prática, dependendo do circuito, essa condição não se configura para o piloto que foi superado.

A FIA, as equipes, os pilotos e nós, que acompanhamos a F1, fomos nos acostumando com este recurso artificial.

Na temporada de 2018 que se inicia no próximo domingo na Austrália, a Pirelli "apimentou" as coisas com mais compostos, tornando a estratégia mais interessante do que já era. 

A adoção da asa móvel foi justificada para que o número de ultrapassagens aumentasse. 

Nesse quesito, facilitar ultrapassagens, sou mais favorável ao "push" da Stock Car, pois tanto quem está à frente como quem tenta a ultrapassagem, pode utilizá-lo.

Ross Brawn, homem do "meio", hoje voz ativa na F1, via Liberty Media, já declarou que é contra a asa móvel.

Disse, em 2017, que seria interessante bom que fosse abolida em 2018. 

Ou não "bateu o pé" ou pesou a opinião da turma que coloca o "espetáculo" como prioridade.

A estratégia dos pneus é um ponto louvável.

A asa móvel é um ponto fora da curva, ainda que utilizada nas retas...

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

*************************************************************************

Brasil é Neymar, Paulinho e mais nove

Por Frank Fortes

Gosto das surpresas que a seleção de Tite anda oferecendo. O técnico da seleção mostra que sempre tem uma carta na manga. Aquela coisa de mudar o jogo, a dinâmica, sem necessariamente trocar alguma peça do time.

Contra a Rússia, sem Neymar, nos preocupamos se Coutinho daria conta do recado atuando por dentro e se Douglas Costa responderia à responsabilidade de substituir o camisa 10. Inquietude lógica pela expectativa pré-jogo.

No arrastado primeiro tempo contra os russos o Brasil decepcionou. Começou pressionando, mas não sustentou e deu chances ao adversário. Brasil foi envolvido em jogadas que proporcionaram infiltrações e ações pelos lados da nossa defesa. Preocupação!

Natural seria mexer na equipe. Buscar um equilíbrio e, por consequência, o resultado. Que veio, é verdade! Mas veio com mudança tática.

Philippe Coutinho e Paulinho atuaram com mais liberdade. Coube aos laterais não se aventurarem tanto para guarnecer o meio-campo dando suporte a Casemiro. Evitando assim que o volante do Real Marid ficasse sobrecarregado.

Brilhou Tite. Brilhou Paulinho.

O volante brasileiro tem características que poucos atacantes do país tem para cumprir a função: avança muito e com qualidade, se posiciona com precisão, além dos recursos de finalização, já que se apresenta sempre para arrematar de frente, recebendo aquele cruzamento rolado para trás, ou concluir de cabeça.

Na partida desta sexta foram, ao menos, quatro situações com protagonismo de Paulinho: duas desperdiçadas, um pênalti recebido e um gol marcado.

Foi a partir de Paulinho que o Brasil de Tite mudou o jogo e descomplicou a parada contra os russos. O camisa 15 foi bem, mas contra a Alemanha, certamente, precisaremos mais.

 

*************************************************************************

Abraçando o internauta

De: Silvio Natacci
Para: Milton Neves
Assunto: Nota de Falecimento
Oi, Milton,
Boa tarde!
Uma nota triste:
a mãe do Marinho faleceu nesta manhã.
Ela morava em Belo Horizonte.
Estava com o Mal de Alzheimer em estágio avançado.
Um abraço,
Silvio

De: Luiz Carlos Gomes Godoi
Para: Milton Neves
Assunto: Cascione
Prezado amigo:
Como também sou velho e gosto de memórias, queria que ele lembrasse da música que, juntos, compusemos há 50 anos, em homenagem à Faculdade de Direito onde estudamos.
Dia destes vou visitá-lo.
Grande abraço.
Luiz Carlos Gomes Godoi.

De: Ronaldo Russo
Para: Milton Neves
Assunto: Demais
Oi Milton, que programas hein, que entrevistas, o entrevistador/perguntador é um monstro.
Boa semana, Deus te proteja sempre.

De: Peterson Izidoro
Para: Milton Neves
Assunto: Contato Milton
Olá Kennedy, boa tarde.
Quem escreve é seu colega jornalista Peterson Izidoro.
Foi o Milton que me passou seu contato. Estive com ele aqui em Lisboa, onde resido desde 2016, quando deixei o SBT e vim para cá. Antes do SBT, fiquei na Band por três anos, ali no jornalismo fazendo Brasil Urgente e Jornal da Band.
Conversando com o Milton, ,ele me falou do novo programa que deve estrear agora em abril, com mais tempo de duração, uma proposta um pouco diferente do atual programa, entre outras coisas.
Daí ele pediu para lhe enviar o email e falar do meu objetivo, que é regressar pro Brasil caso haja alguma oportunidade, mesmo que seja temporária.
Fico a disposição. Caso queira, posso entrar em contato com você ao telefone.
Um abraço,
Peterson Izidoro

De: Luiz Carlos Gomes Godoi
Para: Milton Neves
Assunto: Cascione
Prezado amigo:
Como também sou velho e gosto de memórias, queria que ele lembrasse da música que, juntos, compusemos há 50 anos, em homenagem à Faculdade de Direito onde estudamos.
Dia destes vou visitá-lo.
Grande abraço.
Luiz Carlos Gomes Godoi.

De: Alex CTBA
Para: Milton Neves
Assunto: Público
Miltão.
Como vai?
Gostaria que vc opinasse na Band News, sobre o público da Arena da Baixada, em jogos do Atlético.
Petraglia elitizou a torcida, e agora nem baixando o ingresso o povão está indo.
Enumero algumas causas:
Primeiro, a ideia de cobrar mais caro, num país como o nosso. Se calcularmos a população de Curitiba, quem está nas classes A e B, quem torce para o Atlético e quem vai ao estádio, vai dar entre 15 e 17 mil.
Além disto, em segundo vem a ato dele ter cancelado o direito de sócios cederem seus lugares para outra pessoa, não socia, quando não for ao jogo.
Por terceiro, a falta de dialogo com a torcida organizada (só ela leva de 2.500 a 3.000 pessoas).
Quarto, a burocracia que é para entrar no estádio, devido a biometria (concordo que precisa existir, mas ser menos burocrática).
Quinto o tratamento dado a quem vai ao estádio. Não pode nenhuma camisa ou bergunda com simbolos que lembrem a organizada. Dias atrás, os seguranças impediram uma criança acompanhada dos pais de não poder entrar, devido a camiseta dela com um simbolo de caveira. Domingo passado, uma torcedora do time visitante, foi obrigada a ficar somente de top por causa uma camiseta branca com a letra T estampada.
Em sexto, a ideia de usar um time de aspirantes no regional, deixando o time titular se poupando.
Abraço Milton.
Alexandre Hermann.
Curitiba.

De: Rádio Web Alternet
Para: Milton Neves
Assunto: Rádio documentário sobre Criatividade na Rádio Brasileira
Olá, Milton!
Somos estudantes de Rádio e TV na Universidade São Judas Tadeu. E estamos realizando um rádio documentário sobre a criatividade na rádio para o nosso TCC. Queremos entrevistá-lo para contar sobre a sua trajetória nesta mídia e sobre o que pensa da criatividade dentro das rádios brasileiras.
Se aceitar podemos fazer a entrevista presencialmente nos estúdios de rádio na Universidade São Judas Tadeu na região da Mooca ou por telefone, o que for melhor.
Ficamos no aguardo de uma resposta, positiva ou negativa.
Agradecemos muito a oportunidade e o tempo disposto a ler este humilde e-mail.
Helena Patrícia
Produtora Rádio Alternet

Últimas do seu time