Sucar

Ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquete
Por Danielle Nhoque

Antônio Salvador Sucar era o pivô da "Geração de Ouro" do basquete brasileiro. O grande Sucar morreu na manhã do dia 31 de dezembro de 2018, aos 79 anos, em São Paulo, onde trabalhava como empreendedor imobiliário. Era tio dos donos da empresa "Depósito de Meias São Jorge", no Brás, o maior distribuidor LUPO do Brasil.

Nascido em 14 de junho de 1939 em San Isidro de Lules, na Argentina, Sucar se mudou com a família para o Brasil quanto tinha sete anos de idade e se naturalizou para defender o basquete nacional aos 20, época na qual já atingia os 2,02 metros de altura. Estreou profissionalmente vestindo a camisa do Esporte Clube Sírio, único clube que atuou ao longo da carreira e onde ganhou o apelido de "Nenê". Lá foi vice-campeão mundial em 1973 e pentacampeão Sul-Americano, Nacional e Paulista.

Defendendo a Canarinho foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1960, na Itália, e de 1964, no Japão. O título mais marcante foi conquistado em pleno Maracanãzinho, quando se sagrou bicampeão mundial, em 1963. No mesmo ano, faturou a medalha de prata pelos Jogos Panamericanos, em São Paulo. Venceu o Campeonato Sul-Americano nos anos de 1960, na Argentina, 1961, no Brasil e 1963, no Peru.
 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES