publicidade

Sérgio Valentim

Ex-goleiro do São Paulo, Corinthians e Coritiba
Sérgio Vágner Valentim, o São Sérgio, ex-goleiro do São Paulo e Corinthians, hoje vive em São José dos Campos (SP), cidade do Vale do Paraíba, onde chegou a ser vereador, e está aposentado. Ele, que era dono de uma loja de auto-peças, acabou opatando por alugar o estabelecimento.
 
Bicampeão paulista pelo São Paulo Futebol Clube em 1970 e 1971, Sérgio, que começou a carreira no São José (SP), destacou-se por fazer defesas impossíveis e ganhou o apelido de "São Sérgio".
 
Ao lado de Arlindo, Édson Cegonha, Forlan, Terto, Pedro Rocha, Gérson, Toninho Guerreiro, Paraná, entre outros, o arqueiro fez parte do time do Tricolor que saiu da fila que durava desde 57. Pelo São Paulo, foram 203 jogos (97 vitórias, 69 empates, 37 derrotas) e os títulos estaduais de 1970 e 71 (fonte: Almanaque do São Paulo - Alexandre da Costa).
 
Em 1975, Sérgio, que nasceu em Chavantes (SP), no dia 22 de maio de 1945, deixou o São Paulo para defender o arqui-rival Corinthians. No Parque São Jorge, ele não teve muita sorte. Quebrou o braço em um jogo amistoso conra a Portuguesa (dia 10 de abril de 75) e demorou para retornar aos gramados.
Sérgio Valentim fez 61 jogos e sofreu 43 gols com a camisa corintiana (fonte: Almanaque do Corinthians - Celso Unzelte), que defendeu até 1976, ano em que perdeu a posição de titular para Tobias (ex-Guarani). O mesmo Tobias seria o titular da meta corintiana no ano seguinte, quando o time corintiano acabou com o jejum de títulos.
 
O bom Sérgio jogou depois pelo Coritiba e pelo Taubaté (SP), antes de encerrar a carreira no começo dos anos 80. Ele tem duas filhas, Adriana e Flávia, e um neto, Sérgio Valentim Neto, que é modelo.
    ver mais notícias
    ver mais Áudio

    Pelo São Paulo

    Pelo Tricolor, Sérgio atuou em 203 partidas, sendo 97 vitórias, 69 empates e 37 derrotas.
    Títulos: Bicampeão Paulista (1970/1971).

    Fonte: Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa


    Pelo Corinthians:


    O goleiro defendeu o gol corintiano por 61 vezes, tendo sofrido 43 gols

    Fonte: Almanaque do Timão, de Celso Dario Unzelte

    comments powered by Disqus

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      53
    • 2 Grê
      43
    • 3 San
      41
    • 4 Pal
      40
    • 5 Fla
      38
    • Veja tabela completa

    Últimos craques