Rolando

Primeiro atleta brasileiro a ingressar na NBA

por Marcus Vinicius Dias Magalhães

Nascido no dia 24 de maio de 1964, em Curitiba, Rolando Ferreira Junior foi o primeiro jogador de basquete brasileiro a ingressar na NBA. O ex-atleta, que fez parte da equipe da Seleção Brasileira campeã dos Jogos Pan-americanos de 1987, trabalha como professor universitário no Estado do Paraná, além de realizar palestras sobre sua experiência no esporte.
Aos 16 anos, Rolando se mudou para São Paulo, para jogar pelo Esporte Clube Sírio, na época uma das maiores equipes de basquete do País. No ano seguinte, já fazia parte da Seleção Brasileira Juvenil e aos 19 integrava a seleção adulta, onde viveu uma longa história de conquistas durante 14 anos.
Ele participou das Olimpíadas de Seul e Barcelona e dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, Havana e Mar Del Plata. Esteve em três campeonatos mundiais, três campeonatos sul-americanos e três Good Will Games.
O ponto alto da sua trajetória na Seleção Brasileira talvez tenha sido a partida que decidiu a medalha de ouro de basquete nos jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987, quando o Brasil quebrou a invencibilidade da equipe norte-americana dentro de casa e tirou os Estados Unidos do alto do pódio.
Vinte anos depois dessa vitória inesquecível, outro momento marcante: Rolando foi escolhido para receber, em Curitiba, a tocha dos jogos Pan-americanos do Rio, no dia 3 de julho de 2007.
Com seus 2,14m de altura, Rolando chegou no lugar onde nenhum jogador de basquete brasileiro havia estado: na NBA.
Em 1988, após duas temporadas no basquete universitário norte-americano, jogando pela University of Houston, no Estado do Texas, foi selecionado pelo Portland Trail Blazers, onde ficou também por duas temporadas.
De volta ao Brasil em 1990, jogou pelo Monte Líbano e teve uma sequência de passagens em diversos times que, na época, tentavam se firmar e recuperar a magia que o basquete parecia ter perdido depois de uma fase de grandes vitórias.
Ele ainda atuou pelo Corinthians de Santa Cruz do Sul, Clube Guarulhos, Banco Bandeirantes até ser contratado, em 2000, pelo Clube Pinheiros, clube que encerrou sua carreira no final daquela temporada. O atleta decidiu abandonar as quadras como jogador e entrar nelas de outra forma.
Após 20 anos fora, Rolando retornou para Curitiba para trabalhar como técnico e professor. Na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), leciona as disciplinas de Basquetebol e Handebol, tendo também lecionado por um período a disciplina de Ética, no curso de Educação Física.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES