Rincón

Ex-volante do Corinthians e Palmeiras
por Marcelo Rozenberg
 
Nascido em Buenaventura, Colômbia, em 14 de agosto de 1966, Freddy Eusébio Gustavo Rincón Valencia, conhecido como Rincón, foi um grande jogador de futebol. Volante e meia, começou a carreira no Atlético Buenaventura, passando depois por Independiente de Santa Fé, América de Cali, Palmeiras, Napoli, Real Madrid, Santos e Corinthians. Rincón morreu13 de abril de 2022, aos 55 anos, em Cali, três dias depois de sofrer um grave acidente automobilístico. 
 
ACIDENTE
 
Rincón sofreu um grave acidente de trânsito na madrugada de 11 de abril de 2022, na cidade de Cali (Colômbia), e foi submetido a uma cirurgia na Clínica Imbanaco, na mesma cidade. De acordo com as informações iniciais, o ex-atleta, então com 55 anos, sofreu um trauma cranioencefálico severo. Ele foi submetido a uma cirurgia no mesmo dia e em seguida passou à UTI. Infelizmente, não resistiu aos graves ferimentos e morreu três dias mais tarde. 
 
Rincón defendeu também a seleção colombiana em 84 jogos, marcando 17 gols. Jogou as Copas do Mundo de 1990, 94 e 98. Ao parar com a bola tornou-se treinador.
 
Em seu primeiro trabalho como técnico, sentou-se no banco do Iraty, do Paraná.

Depois, trabalhou no São Bento de Sorocaba no Campeonato Paulista de 2007, clube que deixou em meio à competição devido aos maus resultados.

O colombiano ficou preso na Polícia Federal de São Paulo durante alguns dias em 2007 por ser acusado de lavagem de dinheiro e associação ao narcotraficante Pablo Rayo Montaño. Estava sendo procurado pela Interpol. Por conta disso, teve seus bens indisponíveis no Panamá e na Colômbia.
 
Em janeiro de 2011, Rincon se torna treinador do Flamengo de Guarulhos, equipe que disputaria a Seria A3 do Campeonato Paulista. Mas o colombiano não conseguiu terminar o estadual daquele ano, já que foi demitido em março.

Em 2012, Rincon passou a morar em São José dos Campos, onde trabalhou em um novo projeto esportivo da cidade.
 
Em 24 de agosto de 2013, o colombiano sobre um acidente automobilístico que liga a cidade de Cali ao município de Andalucia. Aos 47 anos, o ex-meia atacante sofreu várias fraturas e foi submetido a uma cirurgia, e recuperou-se bem.
 
Em 2014, Rincón foi convidado pelos canais ESPN para atuar como comentarista nas transmissões da Copa do Mundo do Brasil.
 
Em 1º de setembro de 2018, o UOL publicou uma matéria sobre o período em que Rincón esteve preso, em 2007. Clique aqui e veja a matéria completa, escrita por Diego Salgado.
 
Em 21 de novembro de 2018, o UOL publicou uma matéria sobre a passagem de Rincón pelo Real Madrid, em 1995. Clique aqui e leia.
ver mais notícias
Pelo Corinthians:

Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, fez 158 jogos pelo Timão com 69 vitórias, 37 empates, 52 derrotas e 11 gols marcados.

Pelo Palmeiras:
O Almanaque do Palmeiras informa que o colombiano defendeu a camisa do clube em 75 jogos com 41 vitórias, 19 empates, 15 derrotas e 21 gols marcados.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES