Osvaldo Cunha

Ex-lateral do Corinthians e São Paulo
Osvaldo Cunha, marcante ex-lateral-direito do futebol paulista nos anos 50 e 60, o Osvaldo Domingues da Cunha, nascido no dia 22 de abril de 1943, morreu em 27 de fevereiro de 2024, em Pedreira-SP, sua terra natal, aos 80 anos.

Depois de pendurar as chuteiras, chegou a ter fábrica de canecas no interior paulista. 

Osvaldo Cunha jogou no Cerâmica Santa Terezinha, Esporte Clube Santa Sofia, Guarani FC de Campinas-SP, São Paulo FC, Seleção Paulista 1964, Seleção Azul de 1966, América Mineiro de Belo Horizonte e Corinthians.

Ainda sobre Osvaldo Cunha, recebemos o e-mail e abaixo, no dia 1 de novembro de 2005, do internauta Alex Pereira.

"Osvaldo Cunha se destacou jogando pelo time do Santa Sofia, de Pedreira, e seguiu em frente, sendo destaque também no profissional. Ele é um patrimônio do clube pedreirense e uma página do futebol que sempre encantou esportistas de várias gerações.

O ex-lateral-direito ensina a nova geração da escolinha do Santa Sofia a se portar dentro de campo, tanto tática como tecnicamente. Bagagem não falta. "Na minha carreira aprendi muita coisa. Eram tempos difíceis, mas nos quais o futebol era espetáculo, era alegria, era arte. É o que tento passar aos novos jogadores. Hoje eles têm que se sobressair, pois a condição física exige ainda mais", destaca Osvaldo.

Ele lembra também que essa é a grande diferença do futebol que o levou a receber elogios e prêmios por sua conduta dentro do campo. "Como não se valorizava muito o preparo físico na minha época, a gente tinha que se desdobrar, sair na frente na habilidade", comenta.

No comando da escolinha de futebol (entre 6 e 13 anos), o Santa Sofia tem vários títulos conquistados, o que deixa Osvaldo cheio de orgulho. "A gente trabalha muito e, felizmente, os meninos estão correspondendo às nossas orientações".
Na passagem pelo Guarani foi escolhido o melhor lateral-direito, em 1963. Chegou a substituir Djalma Santos na lateral da Seleção. São Paulo e Corinthians também contaram com o futebol refinado de Osvaldo Cunha."
ver mais notícias

Pelo São Paulo:

Jogando pelo São Paulo, de 1965 a 67, Osvaldo Cunha atuou em 76 partidas (34 vitórias, 23 empates, 19 derrotas) e marcou apenas um gol.
Fonte: Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa.

Pelo Corinthians:


Com a camisa do Corinthians, onde jogou de 1967 a 1970, Cunha atuou em 66 partidas (40 vitórias, 11 empates, 15 derrotas) e também marcou apenas um gol.

Fonte: Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES