Milton Eid

Ex-árbitro de futebol

Milton Eid foi árbitro e auxiliar pela Federação Paulista de Futebol, nas décadas de 50, 60 e 70. Apitando jogos nacionais e internacionais, foi considerado um dos melhores de sua época. Nascido no dia 02/07/1923 em Novo Horizonte, construiu família com a Sra. Yvone Salim Kairalla Eid, com quem teve uma filha, 2 netos e um bisneto. Faleceu no dia 26/05/2009 aos 85 anos. No dia 31/05/2009, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, foi prestada uma justa homenagem de um minuto de silêncio.

Postura rígida e firme foram algumas características de Milton Eid, que fez parte da primeira turma de formandos da Escola de Árbitros, em 1954. Os jogadores admiravam sua maneira de conduzir as partidas. Ganhou diversos prêmios, tanto da Federação quanto da crônica Esportiva.

Apitou inúmeros jogos decisivos na época dos nossos eternos craques de futebol. Apesar de tantas partidas arbitradas, dois jogos  entre Santos e Botafogo de Ribeirão Preto foram marcantes.

O Primeiro foi os onze a zero do Peixe para cima do time do interior.  O jogo entrou para a história do futebol como o maior número de gols anotado em uma partida por Pelé. O Rei marcou oitro gols na partida arbitrada por Carlos Drumond da Costa e auxiliada pelos bandeiras Milton Eid e Raimundo Fontaneli.

A outra partida foi uma vitória santista por 3 a 0. O fato curioso deste jogo foi que Milton Eid relatou uma agressão de Pelé ao jogador Antonio Julião. O tribunal desportivo da época julgou e suspendeu Pelé por duas partidas.

Texto enviado por Denis Eid Garcia, neto de Milton Eid

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES