UOL - O melhor conteúdo

José Carlos Pace

O `Moco´, saudoso piloto de Fórmula 1
por Marcos Júnior Micheletti
 
José Carlos Pace, o Moco, como era chamado pelos amigos, morreu aos 32 anos,  em 18 de março de 1977, quando seu avião caiu na Serra da Cantareira, na cidade de Mairiporã, vizinha a São Paulo. 
 
Pace pilotava a aernovave. No acidente, morreu também seu sócio e ex-piloto Marivaldo Fernandes. Eles retornavam de Araraquara, interior de São Paulo.
 
Nascido em 6 de outubro de 1944, na cidade de São Paulo, fez uma brilhante carreira nas categorias de Turismo, tendo como melhor resultado o segundo lugar nas 24 horas de Le Mans, pilotando uma Ferrari.
 
Estreou na Fórmula 1 em 1972, pela equipe Williams, que disputou o campeonato com um carro da March do ano anterior. Mesmo com a limitação técnica do seu carro conseguiu marcar três pontos em sua primeira temporada.
 
Em 1973 transferiu-se para a Surtees e subiu ao pódio pela primeira vez, com o terceiro lugar no Grande Prêmio da Áustria. Terminou a temporada com sete pontos e despertou o interesse de grandes equipes.
 
Mesmo assim, permaneceu na pequena Surtees até o meio da temporada de 1974, quando depois assinou com a Brabham, muito melhor estruturada. Na equipe que mais tarde deu os dois primeiros títulos mundiais a Nelson Piquet, marcou 11 pontos e teve em Watkings Glen (EUA) seu melhor resultado: a segunda colocação.
 
O ano de 1975 foi o melhor de Pace. Venceu o Grande Prêmio do Brasil, na primeira dobradinha brasileira da Fórmula 1 e terminou o ano na 6ª posição, com 24 pontos.
 
Em 1976 a Brabham teve muitas dificuldades de adaptação, por causa da troca dos motores ingleses da Cosworth pelos italianos da Alfa. Marcou apenas 7 pontos.
 
Seu último ano na Fórmula 1 começou muito bem, com o segundo lugar na Argentina, demonstrando que os problemas de motor haviam sido resolvidos. A Brabham continuava com a Alfa, de 12 cilindros.
 
No Brasil, segunda prova do ano largou em sétimo mas envolveu-se em um acidente e não completou a corrida.
 
Seu último Grande Prêmio foi o da África do Sul, em 5 de março de 1977. Pace largou em segundo lugar, tendo o pole James Hunt, da Mclaren, ao seu lado, mas com problemas em sua Brabham, terminou em 13º.
 
Para o lugar de Pace, a partir da etapa seguinte, o GP de Long Beach (EUA), a Brabham contratou o alemão Hans-Joachim Stuck, que foi o companheiro do argentino Carlos Reutemann (1942-2021) até o final da temporada, concluino em 11º lugar, com dois pódios (em terceiro lugar e mais dois sextos lugares e um quinto lugar). Reutemann foi o quarto colocado da temporada de 1977.
 
O autódromo paulistano de Interlagos foi batizado com seu nome em 1985. Em 1990 foi inaugurado próximo ao portão 7 do autódromo, na entrada principal, um busto em sua homenagem.
 
José Carlos Pace foi casado com Elda Pace, com quem teve dois filhos: Patrícia e Rodrigo. Patricia tinha cinco anos e meio e Rodrigo um ano e dez meses na ocasião.
 
Seu corpo foi velado no Automóvel Clube de São Paulo e sepultado no Cemitério do Araçá, também na capital paulista.
 
APELIDO
 
Reza a lenda que o apelido, Moco, origina-se no fato de que Pace nãocostumava ouvir aqueles que o aconselhavam, fazia as coisas do seu jeito. A palavra que deu origem ao apelido, na verdade é "mouco" e não moco, mas no apelido a letra "u" acabou sendo subtraída. Mouco é um sinônimo para quem ouve pouco.   
 
ABAIXO, REPORTAGEM SOBRE A QUEDA DO AVIÃO QUE VITIMOU JOSÉ CARLOS PACE EM 18 DE MARÇO DE 1977

Em Interlagos, no final de semana do GP Brasil de 1976, a bordo da Brabham BT-45 Alfa Romeo. O brasileiro largou em décimo e terminou na mesma posição. No capacete, a marca Brahma, que patrocinou o piloto na F1. Foto: Divulgação

Em Interlagos, no final de semana do GP Brasil de 1976, a bordo da Brabham BT-45 Alfa Romeo. O brasileiro largou em décimo e terminou na mesma posição. No capacete, a marca Brahma, que patrocinou o piloto na F1. Foto: Divulgação


Em 1977, Pace tinha um dos carros mais lindos da Fórmula 1, a Brabham BT 45-Alfa-Romeo de 12 cilindros

Em 1977, Pace tinha um dos carros mais lindos da Fórmula 1, a Brabham BT 45-Alfa-Romeo de 12 cilindros


Em Interlagos, o busto do querido Moco, falecido em acidente aéreo no dia 18 de março de 1977, aos 32 anos.  Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Em Interlagos, o busto do querido Moco, falecido em acidente aéreo no dia 18 de março de 1977, aos 32 anos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT


Placa sob o busto em homenagem a José Carlos Pace, inaugurado em 1990 durante a gestão da prefeita Luiza Erundina. Juarez Soares era o secretário de esportes do município. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Placa sob o busto em homenagem a José Carlos Pace, inaugurado em 1990 durante a gestão da prefeita Luiza Erundina. Juarez Soares era o secretário de esportes do município. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT


Idealizado por Celso Pace, o busto do saudoso piloto fica na entrada do autódromo que leva seu nome, no portão 7. A doação foi feita pela Kodak brasileira. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Idealizado por Celso Pace, o busto do saudoso piloto fica na entrada do autódromo que leva seu nome, no portão 7. A doação foi feita pela Kodak brasileira. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT


Agora como dono de sua própria equipe, John Surtees viu o brasileiro José Carlos Pace subir ao pódio do GP da Áustria de 1973, no circuito de Zeltweg. O modelo da foto é o TS-14A, equipado com motor Cosworth de oito cilindros. Foto: Divulgação

Agora como dono de sua própria equipe, John Surtees viu o brasileiro José Carlos Pace subir ao pódio do GP da Áustria de 1973, no circuito de Zeltweg. O modelo da foto é o TS-14A, equipado com motor Cosworth de oito cilindros. Foto: Divulgação


José Carlos Pace venceu o Grande Prêmio do Brasil em 1975 e a Goodyear festejou o piloto brasileiro

José Carlos Pace venceu o Grande Prêmio do Brasil em 1975 e a Goodyear festejou o piloto brasileiro


Pace participando da campanha publicitária da Brahma

Pace participando da campanha publicitária da Brahma


Pace era um dos pilotos mais acessíveis do circo da Fórmula 1

Pace era um dos pilotos mais acessíveis do circo da Fórmula 1


Imagem fantástica de Pace com as quatro rodas de sua Brabham BT-45 Alfa Romeo de 12 cilindros no ar durante o GP da Alemanha de 1976, em  Nurburgring. A vitória foi de James Hunt (McLaren) e Pace terminou em quarto lugar. Foto: Facebook F1 Amarcord/by Schlegelmilch

Imagem fantástica de Pace com as quatro rodas de sua Brabham BT-45 Alfa Romeo de 12 cilindros no ar durante o GP da Alemanha de 1976, em Nurburgring. A vitória foi de James Hunt (McLaren) e Pace terminou em quarto lugar. Foto: Facebook F1 Amarcord/by Schlegelmilch


Em 1975, Pace venceu em Interlagos, com Emerson Fittipaldi, da Mclaren, em segundo

Em 1975, Pace venceu em Interlagos, com Emerson Fittipaldi, da Mclaren, em segundo


Com esta Brabham BT-44 B, Pace conseguiu sua única vitória na Fórmula 1, no Grande Prêmio do Brasil de 1975

Com esta Brabham BT-44 B, Pace conseguiu sua única vitória na Fórmula 1, no Grande Prêmio do Brasil de 1975


Elda Pace, viúva de José Carlos Pace, em 10 de março de 2015, durante o Velocult, realizado no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

Elda Pace, viúva de José Carlos Pace, em 10 de março de 2015, durante o Velocult, realizado no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo


Em 28 de novembro de 2024, no Espaço Prop Car, em Interlagos, dia do 26º Prêmio Imprensa Automotiva. Da esquerda para a direita: Luis Evandro Águia, Ernesto Zanon, Alex Dias Ribeiro, Darcio dos Santos (tio de Rubens Barrichello), Rodrigo Pace (filho de José Carlos Pace) e Tatá Muniz. Foto: arquivo pessoal de Tatá Muniz

Em 28 de novembro de 2024, no Espaço Prop Car, em Interlagos, dia do 26º Prêmio Imprensa Automotiva. Da esquerda para a direita: Luis Evandro Águia, Ernesto Zanon, Alex Dias Ribeiro, Darcio dos Santos (tio de Rubens Barrichello), Rodrigo Pace (filho de José Carlos Pace) e Tatá Muniz. Foto: arquivo pessoal de Tatá Muniz


Vale o registro pela grande semelhança de José Carlos Pace e Rodrigo Pace, seu filho, que tinha 1 ano e 10 meses quando o pai morreu

Vale o registro pela grande semelhança de José Carlos Pace e Rodrigo Pace, seu filho, que tinha 1 ano e 10 meses quando o pai morreu


Capa da Revista Manchete destacando a morte de José Carlos Pace, em março de 1977

Capa da Revista Manchete destacando a morte de José Carlos Pace, em março de 1977


A trajetória de José Carlos Pace no livro escrito por Luiz Carlos Lima. Foto: Divulgação

A trajetória de José Carlos Pace no livro escrito por Luiz Carlos Lima. Foto: Divulgação


Em 11 de setembro de 1973, durante o GP do Brasil, em Interlagos, a bordo de sua Surtees-Ford. Pace largou em sexto mas abandonou na nona volta com problema de suspensão. A vitória foi de Emerson Fittipaldi, com Lotus-Ford. Foto: Divulgação

Em 11 de setembro de 1973, durante o GP do Brasil, em Interlagos, a bordo de sua Surtees-Ford. Pace largou em sexto mas abandonou na nona volta com problema de suspensão. A vitória foi de Emerson Fittipaldi, com Lotus-Ford. Foto: Divulgação


Com a Brabham BT44B Ford em 1975, no Grande Prêmio da Áustria em Österreichring. Pace largou em sexto e abandonou na volta 17 com problema no motor. A vitória foi do italiano Vittorio Brambilla (March-Ford), aliás a única do saudoso piloto na F1. Foto: Divulgação

Com a Brabham BT44B Ford em 1975, no Grande Prêmio da Áustria em Österreichring. Pace largou em sexto e abandonou na volta 17 com problema no motor. A vitória foi do italiano Vittorio Brambilla (March-Ford), aliás a única do saudoso piloto na F1. Foto: Divulgação


Carlos Reutemann e José Carlos Pace no pit-lane de Kyalami em 6 de março de 1976, dia em que foi disputado o GP da África do Sul. Reutemann largou em 11º e Pace em 14º. Ambos com Brabaham-Alfa Romeo abandonaram a prova com problemas de pressão de óleo. Foto publicada no Facebook F1 70 e 80

Carlos Reutemann e José Carlos Pace no pit-lane de Kyalami em 6 de março de 1976, dia em que foi disputado o GP da África do Sul. Reutemann largou em 11º e Pace em 14º. Ambos com Brabaham-Alfa Romeo abandonaram a prova com problemas de pressão de óleo. Foto publicada no Facebook F1 70 e 80


O saudoso piloto brasileiro José Carlos Pace (1944-1977), então piloto da Brabham, em 1976, fazendo propaganda da Martini. Reprodução

O saudoso piloto brasileiro José Carlos Pace (1944-1977), então piloto da Brabham, em 1976, fazendo propaganda da Martini. Reprodução


Anúncio fúnebre veiculado em jornal na ocasião da morte de José Carlos Pace, um deles feito pela Martini & Rossi, patrocinadora da Brabham, por onde Pace corria. Reprodução

Anúncio fúnebre veiculado em jornal na ocasião da morte de José Carlos Pace, um deles feito pela Martini & Rossi, patrocinadora da Brabham, por onde Pace corria. Reprodução


O casal Elda e Pace em 1976. Foto: arquivo pessoal de Elda Pace

O casal Elda e Pace em 1976. Foto: arquivo pessoal de Elda Pace


Elda e o marido José Carlos Pace, um segundo antes de um beijo. Foto: arquivo pessoal de Elda Pace

Elda e o marido José Carlos Pace, um segundo antes de um beijo. Foto: arquivo pessoal de Elda Pace


Em 3 de outubro de 1976, durante o GP do Canadá, em Mosport Park. Pace largou em décimo e terminou em 7º com sua linda Brabham Alfa-Romeo. James Hunt (McLaren-Ford) venceu a prova. Foto: Divulgação

Em 3 de outubro de 1976, durante o GP do Canadá, em Mosport Park. Pace largou em décimo e terminou em 7º com sua linda Brabham Alfa-Romeo. James Hunt (McLaren-Ford) venceu a prova. Foto: Divulgação


José Carlos Pace no começo dos anos 70, patrocinado pelo Banco Português do Brasil, instituição que em 1974 foi absorvida pelo Itaú

José Carlos Pace no começo dos anos 70, patrocinado pelo Banco Português do Brasil, instituição que em 1974 foi absorvida pelo Itaú


José Carlos Pace, à direita, parece ser o mais feliz dos três, afinal era seu primeiro pódio na F1, em terceiro lugar, com Surtees-Ford no GP da Áustria de 1973, em Osterreichring .No centro, o vencedor, o sueco Ronnie Peterson (Lotus-Ford) e o escocês Jackie Stewart, à esquerda (Tyrrell-Ford, que terminou em segundo lugar. Foto: Divulgação.

José Carlos Pace, à direita, parece ser o mais feliz dos três, afinal era seu primeiro pódio na F1, em terceiro lugar, com Surtees-Ford no GP da Áustria de 1973, em Osterreichring .No centro, o vencedor, o sueco Ronnie Peterson (Lotus-Ford) e o escocês Jackie Stewart, à esquerda (Tyrrell-Ford, que terminou em segundo lugar. Foto: Divulgação.


Dona Olga ao lado do saudoso filho José Carlos Pace, o `Moco´e Elda Pace, esposa do piloto. Foto: UOL

Dona Olga ao lado do saudoso filho José Carlos Pace, o `Moco´e Elda Pace, esposa do piloto. Foto: UOL


Carol Figueiredo, Elda Pace e Chiquinho Lameirão Elda Pace na Velocult/2015 no Conjunto Nacional, em 10 de março de 2015. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Carol Figueiredo, Elda Pace e Chiquinho Lameirão Elda Pace na Velocult/2015 no Conjunto Nacional, em 10 de março de 2015. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT


Elda Pace na Velocult/2015 no Conjunto Nacional, em 10 de março de 2015. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Elda Pace na Velocult/2015 no Conjunto Nacional, em 10 de março de 2015. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT


Elda Pace na Velocult/2015 no Conjunto Nacional, em 10 de março de 2015. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Elda Pace na Velocult/2015 no Conjunto Nacional, em 10 de março de 2015. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT


Carol Figueiredo, Elda Pace, Chiquinho Lameirão, Alex Dias Ribeiro, Raul Boesel e Alfredo Guaraná Menezes durante a Velocult/2015 no Conjunto Nacional, em 10 de março de 2015. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Carol Figueiredo, Elda Pace, Chiquinho Lameirão, Alex Dias Ribeiro, Raul Boesel e Alfredo Guaraná Menezes durante a Velocult/2015 no Conjunto Nacional, em 10 de março de 2015. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT


ver mais notícias

Na Fórmula 1:

Disputou 72 corridas. Venceu uma e fez uma pole-position. Marcou 58 pontos.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES