Associação Atlética São Bento

Clube extinto de São Paulo duas vezes campeão paulista

Fundada em 1914 pelo padre Katon, professor do Ginásio São Bento, ao lado da Igreja de São Bento, em São Paulo, a Associação Atlética São Bento foi uma equipe tradicional do futebol paulista no início do século XX. Seus jogadores atuavam com camisas brancas com listras azuis, calções e meias brancas. Conquistou os títulos estaduais em 1914 e 1925. Em 1935, sucumbiu ao profissionalismo e abandonou suas atividades.
Um dos principais jogadores do clube foi Feitiço, que após deixar o time da capital brilhou com a camisa do Santos. Foi artilheiro do Campeonato Paulista vestindo o manto beneditino em 1923 (18 gols), 1924 (14 gols) e 1925 (10 gols).
O São Bento também tem participação importante na história do Flamengo. Em 04 de junho de 1916, enfrentou o clube carioca na inauguração do antigo estádio deste no Rio de Janeiro, na rua Paysandu. Neste dia, por sinal, o Mengão passou a usar a camisa com doze listras largas em vermelho e preto, modelo que se mantém até hoje apesar das variações. No final, o São Bento perdeu a partida amistosa por 3 a 1. Coube a Burgos marcar o gol de honra do time paulista.
Por Marcelo Rozenberg

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES