Alfredo Metidieri

Ex-presidente do São Bento e da FPF
por Túlio Nassif

Alfredo Metidieri faleceu em 17 de agosto de 2015 em Sorocaba, aos 96 anos. A causa da morte não foi divulgada.
 
Metidieri nasceu em 8 de março de 1919, no distrito de Votorantim, que na época pertencia a Sorocaba, interior de São Paulo. Metidieri foi um grande dirigente, presidiu o Esporte Clube São Bento e a FPF (Federação Paulista de Futebol).
 
Era uma pessoa bastante influente em Sorocaba, pois fundou e por décadas comandou a Indústria Metidieri de Tecelagem, conduzindo a industrialização de Sorocaba e região. Foi casado com dona Iolanda Peinado Metidieri por mais de 60 anos, teve três filhos, 10 netos e cinco bisnetos.
 
Sua infância foi dura, logo cedo, ainda menino, ajudava seus pais ? senhor Domingos Metidieri e dona Flora Perich Metidieri - e ao mesmo tempo frequentava a escola.
 
Sempre muito inteligente e esforçado, começou estudar Contabilidade á noite e trabalhar em uma loja à tarde, como balconista. Tudo isso, para garantir alguns trocados. Posteriormente, devido problemas em seu pulmão, voltou a trabalhar com o pai, na lavoura de eucaliptos.
 
A próxima etapa de sua vida aconteceu no Exército. Serviu às Forças Armadas de 1940 até 1945, quando se aposentou como tenente e voltou à lavoura. Não chegou a ser convocado para ir à Segunda Guerra Mundial, mas se orgulhava dos eternos pracinhas, já que se sentia tratado como tal.
 
Mas ainda faltava algo em sua vida, o esporte corria em suas veias desde pequeno, seja como atleta (mas não vingou), seja na cartolagem. E em 1956, começou a construir sua história e um verdadeiro império.
 
Iniciou como conselheiro da equipe do São Bento. Por 35 anos esteve no clube, 15 deles como presidente.
 
Na FPF exerceu o cargo entre os anos de 1976 a 1978, por indicação de um grupo formado por lideranças dos treze clubes menos representativos da série principal.
 
A partir daí que Alfredo Metidieri mudou o conceito do futebol paulista.  Nos dois anos em que esteve à frente da Federação, fez com que os estádios voltassem a lotar, inventou uma nova tabela de jogos e além de disputar o Campeonato Paulista, os clubes ainda tinham a oportunidade de conquistar mais dois títulos: a Taça São Paulo e Taça Cidade de São Paulo.
 
Deixou a Federação por conta de intrigas políticas, perdendo a reeleição. Assim, desistiu de duas grandes paixões, ser dirigente e ir aos estádios para assistir aos jogos.
 
Muito bem quisto pelos serviços prestados, recebeu homenagens importantes.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES