publicidade

Zito

Ex-volante do Santos
José Eli de Miranda, o Zito, um dos maiores volantes da história do Santos Futebol Clube e também do futebol brasileiro, morreu no dia 14 de junho de 2015, aos 82 anos, na sua amada cidade de Santos.
 
Zito trabalhou com as categorias de base do Peixe e era um dos responsáveis por ter revelado o atacante Robinho.
 
Em 17 de julho de 2014, foi internado em estado grave na Santa Casa de Misericórdia de Santos após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Deixou o hospital na noite do dia 19 de agosto de 2014, quando os médicos concluíram que o ídolo santista poderia seguir se recuperando em casa.

Nascido no dia 8 de agosto de 1932, em Roseira (SP), Zito começou a carreira profissional no Taubaté, o famoso "Burro da Central". Deixou o time do Vale do Paraíba em 52 para defender o Santos.
 
Na Vila Belmiro, Zito fez fama e conquistou títulos. Os mais importantes foram os paulistas de 55, 56, 58, 60, 61, 62, 64, 65, 67 e 68, o da Taça Brasil de 61, 62, 63, 64 e 65, os da Libertadores de 62 e 63, do Mundial Interclubes de 62 e 63 e do Rio-São Paulo de 59, 62 e 64.
 
Pela seleção brasileira, onde estreou em 56, ajudou nas conquistas dos mundiais de 58 e 62. Também chegou a jogar a Copa de 1966.
 
Zito foi um dos 47 jogadores convocados, pelo técnico Vicente Feola, para o período de treinamento que visava conquistar a Copa da Inglaterra e, consequentemente, o tricampeonato mundial de futebol. Infelizmente deu tudo errado.
 
Os 47 jogadores convocados, devido a forte pressão dos dirigentes dos clubes, para o período de treinamento em Serra Negra-SP e Caxambu-MG como preparação para a Copa de 66, na Inglaterra, foram: Fábio - São Paulo, Gylmar - Santos, Manga - Botafogo, Ubirajara Mota - Bangu e Valdir - Palmeiras (goleiros); Carlos Alberto Torres - Santos, Djalma Santos - Palmeiras, Fidélis - Bangu, Murilo - Flamengo, Édson Cegonha - Corinthians, Paulo Henrique - Flamengo e Rildo - Botafogo (laterais); Altair - Fluminense, Bellini - São Paulo, Brito - Vasco, Ditão - Flamengo, Djalma Dias - Palmeiras, Fontana - Vasco, Leônidas - América/RJ, Orlando Peçanha - Santos e Roberto Dias - São Paulo (zagueiros); Denílson - Fluminense, Dino Sani - Corinthians, Dudu - Palmeiras, Edu - Santos, Fefeu - São Paulo, Gérson - Botafogo, Lima - Santos, Oldair - Vasco e Zito - Santos (apoiadores); Alcindo - Grêmio, Amarildo - Milan, Célio - Vasco, Flávio - Corinthians, Garrincha - Corinthians, Ivair - Portuguesa de Desportos, Jair da Costa - Inter de Milão, Jairzinho - Botafogo, Nado-Náutico, Parada - Botafogo, Paraná - São Paulo, Paulo Borges - Bangu, Pelé - Santos, Servílio - Palmeiras, Rinaldo - Palmeiras, Silva - Flamengo e Tostão - Cruzeiro (atacantes).

Dos 47 convocados por Vicente Feola, para esse infeliz período de treinamentos, acabaram viajando para a Inglaterra os seguintes 22 "sobreviventes": Gylmar e Manga (goleiros); Djalma Santos, Fidélis, Paulo Henrique e Rildo (laterais); Bellini, Altair, Brito e Orlando Peçanha (zagueiros); Denílson, Lima, Gérson e Zito (apoiadores); Garrincha, Edu, Alcindo, Pelé, Jairzinho, Silva, Tostão e Paraná (atacantes).
 
Zito relembra marcantes momentos de sua carreira no programa "Concentração":

No "Cantinho da Saudade", Fiori Gigliotti relembra a carreira de Zito:

ABAIXO, VÍDEO EM HOMENAGEM A ZITO, EXIBIDO NO PROGRAMA "GRANDES MOMENTOS DO ESPORTE" DA TV CULTURA, COM EDIÇÃO DE WESLEY MIRANDA:

ABAIXO, PARTICIPAÇÃO DE PEPE, ZITO, PAGÃO, O TREINADOR LULA E WALDEMAR DE VRITO (DESCOBRIDOR DE PELÉ) NO FILME "O REI PELÉ", DE 1962. PELÉ FOI INTERPRETADO POR UM ATOR

    ver mais notícias
    ver mais Áudio
    Pelo Santos:
    Atuou em 727 jogos, sendo o terceiro jogador que mais jogou com a camisa do clube. marcou 57 gols.
    Fonte: Site Oficial do Santos FC
     
    Pela Seleção Brasileira:

    Atuou em 50 jogos, sendo 38 vitórias, cinco empates e seis derrotas. Marcou três gols.
    Fonte: Seleção Brasileira - 90 Anos - 1914 - 2004
    Autores: Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      59
    • 2 Int
      56
    • 3 Fla
      55
    • 4 São
      52
    • 5 Grê
      51
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES