Zeca do Bragantino

Marcante centroavante do Leão

por Túlio Nassif

José Thomaz Simões de Lima, o Zeca do Bragantino, nasceu no dia 24 de janeiro de 1936, em Campinas, interior de São Paulo. Reside com a família na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso desde o inicio dos anos 70, já que optou mudar de estado com o intuito de trabalhar por lá. É torcedor fanático do São Paulo, fã assíduo dos jogos do Tricolor e de programas esportivos pós-jogo.

Iniciou sua carreira no São João Futebol Clube, time de Atibaia-SP. O bom entrosamento com seu grande amigo Nelson Luques, fez com que o Bragantino contratasse ambos para defender o Leão de Bragança. Juntos, eram o terror das defesas adversárias na década de 50.

Porém, logo quando chegou ao clube, Zeca sentiu os efeitos da mudança de ambiente e seu período de adaptação foi mais longo e teve que lutar um pouco mais, a fim de adquirir o desembaraço necessário para render de acordo com as suas reias possibilidades.

Apenas uma questão de tempo. Zeca contou com o veterano técnico Tião, que sabiamente o orientou para o sucesso e lapidou seu pupilo carinhosamente.

Um duelo que Zeca nunca se esquece foi contra o Santos, na cidade de Bragança Paulista, no dia 19 de janeiro de 1958. Na oportunidade, o Peixe derrotou o rival por 4 a 1, com gols de Pelé, Tite, Pepe e Guerra. Zeca descontou o Braga.

Nunca defendeu a Seleção Brasileira, mas chegou a treinar com ela em uma oportunidade, quando a delegação se acomodou na cidade de Atibaia, em São Paulo.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES