Zé Maria

Ex-lateral de Portuguesa, Flamengo e Parma
por Diogo Miloni

José Marcelo Ferreira, o popular Zé Maria, foi lateral-direito de muito sucesso na Portuguesa e que defendeu a Seleção Brasileira. Em 2008 encerrou sua carreira, montou uma rede de lanches rápidos em Campinas e fez diversos cursos na Europa para tornar-se treinador. Em 2 de maio de 2019, retornou ao Canindé, mas desta vez para trabalhar como técnico da Lusa.

Natural de Oeiras, no Piauí, Zé Maria nasceu em 23 de julho de 1973 e viajou até São Paulo para começar sua carreira como jogador profissional. Após alguns testes por clubes da capital paulista, o lateral-direito passou na peneira da Portuguesa e se fixou no Canindé.

Ainda sem grande experiência, o ala foi emprestado para o Sergipe e depois para a Ponte Preta. Retornou à Lusa em 1994 e assumiu a vaga de titular na lateral-direita do clube lusitano. Em 1996, o time armado por Candinho teve grande sucesso no Campeonato Brasileiro e chegou à grande decisão diante do Grêmio. À época, o clube tinha Zé Roberto, César, Capitão, Alex Alves e Rodrigo Fabri, mas o Tricolor Gaúcho levou a melhor com o gol salvador de Ailton.

Depois da grande campanha no torneio nacional, a Portuguesa se desfez de grande parte de seu elenco.  Zé Maria foi negociado com o Flamengo, onde seguiu mostrando grande capacidade nas alas, até que foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez.
Com grandes passagens por clubes italianos, Zé Maria também vestiu grandes camisas do futebol brasileiro. Em sua carreira, defendeu Palmeiras, Parma-ITA, Vasco, Cruzeiro, Perugia-ITA, Inter de Milão-ITA, Levante-ESP, Sheffield United-ING, e retornou para a Portuguesa, em 2008, onde pendurou as chuteiras.
 
Como treinador, carreira que iniciou após pendurar as chuteiras, Zé Maria comandou equipes estrangeiras: Catanzaro (Itália), Ceahlaul (Romênia), Gor Mahia (Quênia) e KF Tirana (Albânia)
 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES