Zé Leo

Ex-lateral-esquerdo do Radium e Tupã

por Túlio Nassif

José Leôncio Marques, o Zé Leo, filho de Olício Ribeiro Marques e Cecília Mendes da Silva, nasceu no dia 1 de março de 1955, em Baldim-MG. Em 2015 seguia residindo em Birigui-SP, onde além dos eventos futebolísticos que participa pelo interior e a vida de solteiro, curte suas duas filhas e seus três netos.

Iniciou sua carreira em 1975 nas categorias de base do Villa Nova-MG, porém, foi somente em 1976 que se profissionalizou, ao defender a Associação Atlética Guairense.

A partir daí, as portas se abriram para Zé Leo. Atuou pela Francana em 1977, Radium de Mococa em 1978, Tupã de 1979 a 1982, sendo que em 1981 jogou pelo Rio Branco da cidade de Ibitinga-SP.

Pendurou as chuteiras no Tupã e começou a trabalhar na “Cia Fotográfica Irmãos Hirano”, onde ganhou vários títulos pelo Esporte Clube Hirano (time da empresa).

Campeão da Taça Minas Gerais pelo Villa Nova em 1975, vice-campeão da primeira divisão paulista pelo Radium em 1978, campeão da segunda divisão paulista pela Guairense em 1976 e campeão da série intermediária paulista pela Francana em 1977, foi um lateral-esquerdo bem eclético aos olhos dos treinadores, uma vez que jogava também como zagueiro e por isto, era considerado um curinga valioso para as equipes que defendia.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES