Zé Gonçalves

O Apache, o Guerreiro dos Tribunais
Por Tufano Silva
Um dia após a grande vitória do seu time (Corinthians) no primeiro jogo pela semifinal da Taça Libertadores da América contra o Santos, precisamente no dia 14 de junho de 2012,  faleceu no Hospital Metropolitano da Lapa, em São Paulo, o doutor José Gonçalves Silveira Filho, também como conhecido pela alcunha de "Apache, o Guerreiro dos Tribunais", advogado do técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, e de Milton Neves, vítima de infarto. Ele tinha 54 anos e havia sido internado no dia 13, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Grande corintiano, Zé Gonçalves, como era conhecido pelos mais próximos, era natural de São Paulo, solteiro e não tinha filhos. O sepultamento do corpo foi no Cemitério da Lapa no dia 15 de junho.
Em 2011, o jornalista Roberto Avallone convidou Zé Gonçalves para ser comentarista do programa "No Pique", transmitido pelo canal CNT.  Avallone popularizou o apelido dado por Milton Neves de "Apache, o guerreiro dos Tribunais"  no seu debate esportivo.
 
No dia 18 de junho de 2012, Rogério Micheletti homenageou Zé Gonçalves em sua coluna:
 
 
Doutores eternamente corintianos
 
"No final do ano de 2011 perdemos o Doutor Sócrates, um símbolo da magia, da inteligência e da criatividade do nosso futebol.
 
Sócrates era brilhante dentro e fora de campo. Com os pés usou o calcanhar como poucos. Com a cabeça foi o idealizador da `Democracia Corinthiana´.
 
Politizado, Magrão queria mudar o mundo. Não se conformava com as injustiças na sociedade, mas jamais perdia o seu amor pelo país.
 
Sócrates, idolatrado pela Fiel torcida, partiu justamente no dia em que o Corinthians comemoraria mais um título brasileiro.
 
Na semana passada perdemos o Doutor Zé Gonçalves. Não tinha tanto contato com ele, mas conheci bem o profissionalismo desse advogado.
 
Ele esteve ao meu lado quando tive o desprazer de pisar no escritório de Roberto Justus e fazer um `acordo´ com o empresário. Temia ter entrado na cova dos leões, no entanto o Doutor Zé Gonçalves me passou total tranquilidade. O meu `treinador´. Zé foi habilidoso e inteligente como Sócrates.
 
O agradeci por isso. Só que certamente foi pouco pelo que ele fez por mim naquele dia. Doutor Zé Gonçalves foi prestativo e amigo.
 
Pena que o craque Sócrates exagerou em bebidas alcoólicas. Pena que Doutor Zé Gonçalves tinha o cigarro constantemente como companheiro.
 
Nesta semana, os dois grandes `Doutores´, tenho certeza, estarão unidos em outro plano. Melhor do que o nosso. Sem álcool nos copos ou cigarros nas mãos, mas vestidos com camisas iguais. Os craques Sócrates e Zé Gonçalves serão eternamente CORINTHIANS!"

Foto: Marcos Júnior/Portal TT
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES