Zé Carlos, o Imitador

Ex-lateral do São Paulo, Seleção, Grêmio e Portuguesa
por Rogério Micheletti
 
Ele explodiu tarde para o futebol, aos 29 anos, mas mesmo assim conseguiu realizar o sonho de qualquer jogador de futebol: disputar uma Copa do Mundo. José Carlos de Almeida, o Zé Carlos, reserva de Cafu no Mundial da França de 98 e ex-lateral-direito do São Paulo.
 
Em 10 de fevereiro de 2013, foi entrevistado por MIlton Neves no programa Domingo Esportivo Bandeirantes e disse que virou secretário municipal de esportes da cidade de Nova Mutum, no Mato Grosso, que é administrada por Adriano Pivetta, do PDT.

Antes, residiu em Presidente Bernardes (SP), sua cidade natal, onde trabalhou na revelação de jogadores. Pouco antes de encerrar a carreira, defendeu o Noroeste, o popular Norusca. Em 2008, Zé Carlos estava jogando na várzea paulistana, pela ADPM - Associação Desportiva da Polícia Militar - na zona leste de São Paulo, ao lado de ex-jogadores como Silva, o "artilheiro de um gol só", aquele ex-atacante do Juventus que fez um gol de bicicleta contra o Corinthians, em 1989, no Pacaembu.

Nascido no dia 14 de novembro de 1968, Zé Carlos começou a carreira no São José (SP) e passou por várias equipes antes de se destacar no São Paulo em 97 e 98, ano que o São Paulo conquistou o Paulistão em uma final contra o Corinthians.

Sinônimo de alegria, principalmente por ser um grande imitador de bichos, Zé Carlos foi um cigano da bola. Além do São José (em 89) e São Paulo, o lateral defendeu o Nacional da Comendador Souza (91 e 92), o São Caetano (93), a Portuguesa de Desportos (94), o União São João (95), o Juventude (96), o Grêmio (99), a Ponte Preta (2000) e o Joinville, antes de ser contratado pelo Noroeste.

Na Copa de 98, Zé Carlos jogou apenas uma partida como titular da Seleção Brasileira. Ele substituiu Cafu, suspenso, na partida contra a Holanda pelas semifinais. Zé Carlos teve muitas dificuldades e esteve muito longe de se destacar.

Por dois anos morou em Osasco, na Grande São Paulo, trabalhando em um projeto social.
 
No dia 28 de novembro de 2013, o portal UOL publicou uma matéria sobre  o ex-lateral Zé Carlos, reproduzida abaixo:

 
ver mais notícias
ver mais Áudio

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES