Zé Accula

Ex-atacante da Esportiva de Guaxupé-MG
por Gustavo Grohmann
 
José Accula Filho, o Zezé Accula, ex-atacante da Esportiva de Guaxupé (MG) nos anos 60, morreu no dia 19 de março de 2016, no hospital da cidade de Mococa-SP, onde estava internado. O ex-jogador foi sepultado em Guaxupé-MG.
 
Nascido em Guaranésia (MG), no dia 19 de março de 1936, Zezé Accula teve o primeiro contato com a bola aos 9 anos, jogando pelo União de Guaxupé.
 
Sete anos depois ele estreava na Esportiva de Guaxupé, onde se profissionalizou e fez excelente dupla de ataque com Pachá, infernizando as defesas adversárias.
 
Grande admirador do futebol de Pachá, Zezé não se esquece de certa passagem protagonizada pelo ex-camisa 9 da Esportiva.
 
"A decisão da Taça São Paulo - Minas de 1957, acontecia em Andradas, e Rio Branco e Esportiva empatavam por 1 a 1. Aos 15 minutos do segundo tempo, após pênalti marcado para a Esportiva, começou uma grande briga. O árbitro suspendeu a partida e decidiu que os 30 minutos finais seriam disputados em Mococa. Na continuação da partida, Pachá bateu o pênalti, fez 2 a 1, e deu o título para a Esportiva de Guaxupé", recorda Accula.
 
Zezé Accula, que também defendeu o Palmeiras de São João da Boa Vista (SP), jogou ao lado de grandes jogadores como Alfredinho, Gregório e Tati (ex-Palmeiras e Inter).
 
Após pendurar as chuteiras, Zezé investiu na carreira de treinador. Em 1974 e 75 disputou a primeira divisão do campeonato mineiro no comando da Esportiva de Guaxupé. Em 1997/98, disputou o Sul-Mineiro e conquistou o título com a Esportiva. A final foi disputada na cidade de Perdões (MG).
 
Filho de José Accula e Dona Geralda, após encerrar a carreira como treinador, Zezé tornou-se um empresário de sucesso. Virou dono da Churrascaria Bambu e de outros empreendimentos de Guaxupé. Ele foi casado com Yara Ghiraldelli, teve cinco filhos e cinco netos.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES