publicidade

Yeso Amalfi

Ex-atacante do São Paulo, Boca Juniors e Peñarol
por Marcelo Rozenberg
 
Yeso Amalfi, grande atacante das décadas de 1940 e 1950, nasceu em São Paulo em 06 de dezembro de 1923. No dia 10 de maio de 2014, Yeso morreu após ter se adoentado. Ele já vinha sofrendo com probemas de saúde nos últimos meses de vida e não resistiu. 
 
De família são-paulina, começou a carreira no time de aspirantes do tricolor.
 
Teve uma ótima performance na campanha do título paulista de 1946, mas logo deixou o Brasil para defender alguns dos maiores clubes do mundo.

Passou por Boca Juniors, Peñarol, Milionários da Colômbia, Nice, Olimpique de Marselha, Red Star, da França, e Torino. Passou também rapidamente pelo Palmeiras.

Ao parar com a bola, desenvolveu diversas atividades diferentes. Vendeu lotes de terra em Ilha Comprida e Iguape, foi secretário municipal de Esportes, trabalhou como assessor parlamentar de Jânio Quadros e Delfim Netto, e intermediou negociações entre jogadores, entre as quais a que levou o zagueiro Marcelo Djian, então no Corinthians, para o Lyon, da França.

Quando se aposentou, morou durante muito tempo no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Separado, tem três filhos, sendo um deles o maestro Marcelo Amalfi. Outro dos filhos, Fábio, quebrou a tradição da família e tornou-se corintiano fanático.

Segundo o Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa, disputou 72 jogos pelo clube com 44 vitórias, 14 empates e 14 derrotas. Segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, vestiu a camisa do Verdão em 14 jogos com quatro vitórias, seis empates, quatro derrotas e três gols marcados.
    ver mais notícias

    Pelo São Paulo:

    Segundo o Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa, disputou 72 jogos pelo clube com 44 vitórias, 14 empates e 14 derrotas.

    Pelo Palmeiras:


    Segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, vestiu a camisa do Verdão em 14 jogos com quatro vitórias, seis empates, quatro derrotas e três gols marcados.

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      71
    • 2 Grê
      61
    • 3 Pal
      60
    • 4 San
      59
    • 5 Cru
      56
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES