Wilson Buzzone

Ex-atacante do Juventus, Palmeiras e São Paulo
por Rogério Micheletti

Wilson Buzzone, ex-atacante do Juventus, nos anos 50 e 60, morreu em 11 de fevereiro de 2023, aos 84 anos.
 
Ele era casado, pai de dois filhos e  morava no Jardim Anália Franco, Zona Leste da capital paulista. Estava aposentado mas ainda exercia função no departamento financeiro de uma empresa transportadora, da qual seu genro é proprietário.

Nascido no dia 19 de novembro de 1938, Buzzone começou a carreira profissional em 1957, jogando no Nacional (SP). Em 58, ele foi negociado com o Juventus, onde brilhou no ano seguinte quando marcou 28 gols no Paulistão. A boa fase lhe rendeu uma vaga na seleção paulista daquele ano. No entanto, uma grave contusão no joelho durante o jogo seleção baiana e seleção paulista, na Fonte Nova, lhe atrapalhou a carreira. "Eu fui obrigado a ficar dois anos parado e voltei a jogar no Juventus em 1962", lembra Buzzone.

Em 63, ele foi para o Jabaquara (SP) e no ano seguinte recebeu uma proposta para jogar no Sport Boys, do Peru. "Fiquei apenas um ano no Peru. Não me adaptei ao país e voltei para o Brasil", diz o ex-jogador. "Não tinha nada contra a camisa cor-de-rosa do Sport Boys. Na época, ela era bonita", brinca Buzzone, que jogou apenas três meses no Palmeiras. "Era o time da primeira Academia. Não tive chances com o Filpo Nuñes", fala, lembrando-se do técnico palmeirense.

Depois de uma discreta passagem pelo Palestra Itália, ele ajudou o Bragantino a subir, pela primeira vez, para a divisão de elite do futebol paulista. Em seguida, voltou para o Juventus, onde atuou ao lado dos veteranos Luizinho (ex-Corinthians) e Joaquinzinho. Buzzone atuou ainda no Saad e retornou ao Jabaquara, onde encerrou a carreira, em 1967.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES