publicidade

Wilsinho Fittipaldi

Ex-piloto de Fórmula 1
Nascido em 25 de dezembro de 1943, Wilson Fittipaldi Junior começou sua carreira automobilística nos anos 60.
Irmão mais velho de Émerson Fittipaldi e filho do "Barão" Wilson Fittipaldi, correu na Fórmula 1 em 38 ocasiões, pelas equipes Brabham e Fittipaldi, entre 1972 e 1975, tendo conquistado três pontos em 35 largadas na categoria máxima do automobilismo mundial.
 
Na década de 1970 entrou de cabeça no projeto de construir um carro brasileiro na F1. Criou a equipe Fittipaldi, patrocinada inicialmente pela Copersucar, que apesar das críticas, chegou a terminar duas temporadas à frente de grandes equipes.
 
Em 1978 a equipe ficou na sétima colocação entre os construtores. A McLaren foi a oitava, a Williams a nona e a Renault a 12ª.
 
Em 1980, a Fittipaldi foi a 12ª do Mundial de Construtores, um ponto à frente da Ferrari.
 
Em 1978, Emerson Fittipaldi conduziu o carro ao segundo lugar no Grande Prêmio de Jacarepaguá, vencido pelo argentino Carlos Reutemann, da Ferrari.
 
A situação só começou a mudar em meados da década de 1980, quando uma geada atingiu inúmeras plantações de laranja nos Estados Unidos.
 
Oportunidade para os irmãos conseguirem se recuperar financeiramente, graças à produção de laranja em grande escala na cidade de Araraquara. Em 2005, Wilsinho, que é pai do também ex-piloto Christian Fittipaldi, abriu o estaleiro Fittipaldi Yachts.
 
Em 2004, a Dana (empresa do setor de peças automotivas), restaurou os modelos FD 01 e FD 04 da equipe Fittipaldi, sob comando do próprio Wilsinho que chegou a guiar o primeiro, em Interlagos, após sete meses de trabalho.
 
Além de Wilsinho, seu filho Christian Fittipaldi e Ingo Hoffman, que guiou pela equipe entre 1976 e 1977, também andaram com o carro restaurado.
 
Em 2008 formou dupla com seu irmão Emerson na GT3 brasileira, pilotando um Porsche e em julho de 2010 formou uma equipe no Trofeo Linea, tendo como pilotos o seu filho Christian Fittipaldi e Rodrigo Navarro.

Em 17 de março de 2014 foi um dos homenageados da 5ª edição do Velocult, evento realizado no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, por iniciativa do artista plástico Paulo Soláriz, com o objetivo de preservar a memória do automobilismo brasileiro.
 
Atualmente mora em Aldeia da Serra, na Grande São Paulo, no Residencial Tamboré 3.

Foto: Marcos Júnior/Portal TT


Veja Wilsinho guiando o modelo FD 01 da equipe Fittipaldi, restaurado pela Dana em 2004, no circuito de Interlagos



A restauração do FD 01, com narração do jornalista Celso Miranda

    ver mais notícias
    comments powered by Disqus

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      23
    • 2 Grê
      22
    • 3 San
      16
    • 4 Bot
      15
    • 5 Cor
      15
    • Veja tabela completa

    Últimos craques