Walter Nigro Moreira

Jornalista e empresário

por Ednilson Valia

Walter Nigro Moreira, jornalista e advogado, nasceu em 10 de maio de 1944, no antigo hospital São José do Brás, na zona leste de São Paulo.  Casado desde 1975, com Wania Patti Moreira,  tem dois filhos, Weber Moreira e Wedney Moreira.  É proprietário da Metálurgica Roswal, localizada na Vila Matilde, na capital paulista.

Educado e paciente, Walter começou a sua carreira no jornalismo em 1966, no jornal Diário da Noite, pelas mãos de Odair Pimentel.  No ano seguinte, recebeu uma proposta do Diário Popular onde trabalhou com grandes mestres do jornalismo, tais quais, Sebastião Barbosa, Walter Lacerda, Cândido  Garcia, Flávio Adauto, Sérgio Barbalho, Manoel Pereira do Valle Júnior, Alcides da Silva, Randal Juliano e Manoel Cristino.

Por dois anos, trabalhou na editoria de esporte amador no Dipo. Posteriormente cobriu a Portuguesa, o Palmeiras e conseguiu alguns furos, como a contratação de Rubéns Minelli, pelo Verdão em 1969.

O momento mais feliz de sua vida jornalística foi ser escalado para cobrir a Copa de 1974, na Alemanha.  Ao lado de Alcides da Silva, Randal Juliano, Manuel Cristino,  e o fotógrafo Manoel dos Santos pelo Dipo.

Walter teve a oportunidade de ver o "Carrossel holandês",  uma revolução nas quatro linhas, também observou a organização do povo alemão e o seu texto - "Eu vi o Brasil perder uma Copa"  no Dipo, foi o ponto marcante da cobertura do jornal.

Após o mundial, precisava aumentar os seus ganhos salariais e o jornalismo não proporcionava os dividendos necessários para sustentar a sua família, então optou pela carreira de advogado. Formou-se na Universidade Mackenzie, em São Paulo, na mesma turma do ex-presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar.

Em 2013, ao lado dos filhos comanda a Roswal,   uma estamparia de peças para industria eletrônica.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES