Wagner Tardelli

Ex-árbitro de futebol
por Diogo Miloni
Wagner Tardelli de Azevedo, ou simplesmente Wagner Tardelli, é um ex-árbitro brasileiro que apitou de 1987 até 2009.  Um ano após "pendurar o apito?, a pedido do treinador Vanderlei Luxemburgo, tornou-se instrutor de arbitragem do Clube Atlético Mineiro.
Nascido em 23 de junho de 1964, na cidade do Rio de Janeiro, Tardelli cursou Educação Física e fez o curso de arbitragem para complementar sua formação profissional.
A primeira partida que participou foi em 1987, um Fla x Flu na categoria mirim. Cinco anos mais tarde fez sua estréia na série A do Campeonato Carioca, no jogo entre Botafogo e Itaperuna, em São Januário.
Em 1993, Tardelli entrou para o quadro nacional de arbitragem e seu primeiro jogo foi pela série C, entre Goiânia e Gi Paraná. O árbitro se destacou na terceira divisão e dois anos mais tarde começaria a trabalhar na série B do torneio nacional, sendo que sua primeira partida foi Botafogo-SP e Paysandu.
A temporada de 1996 foi especial para Wagner Tardelli, pois marca o início de seu trabalho no grupo de elite do país. Quatro anos mais tarde, o carioca viveu o apogeu de sua carreira, entrou para o grupo seleto de árbitros da Fifa, entidade máxima do futebol mundial.
Em toda sua trajetória, Wagner participou dos principais torneios do continente, apitando desde a série C do Brasileiro até partidas da Taça Libertadores da América.
Em 2008, foi afastado da partida decisiva entre Goiás e São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, por supostamente ter recebido ingressos para um show da cantora Madonna no estádio do Tricolor. Nada foi provado contra o árbitro.
No ano seguinte, Tardelli fez sua última partida como profissional, no duelo entre Atlético-MG e Corinthians, e após 23 anos no meio  da arbitragem ele se aposentou.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES