Veríssimo, o Nêgo

Ex-goleiro da Esportiva de Passos e Guaxupé
por Marcos Júnior/colaborou: Antônio Donizetti da Silva, filho de Veríssimo

Veríssimo Ferreira da Silva, ou simplesmente Veríssimo, também chamado de "Nêgo", faleceu no dia de seu aniversário, em 16 de julho de 2009, aos 77 anos, em São Paulo.

Natural de Alpinópolis-MG, onde nasceu no dia 16 de julho de 1932, Veríssimo foi goleiro da Esportiva de Passos e Sociedade Esportiva Guaxupé, ambas equipes do Sul de Minas Gerais.

Um jogo amistoso entre a Esportiva de Passos e um time misto do Corinthians quase mudou a vida do saudoso goleiro, que foi convidado pela comissão técnica alvinegra para jogar em São Paulo, mas os pais de Veríssimo não concordaram.

"Jogador de futebol tinha uma fama muito ruim naqueles tempos, por isso meus avós não deixaram meu pai treinar em São Paulo", lembra Antônio Donizetti da Silva, filho mais velho de Veríssimo.

Após deixar o futebol começou a trabalhar como sapateiro, em Guaxupé, cidade em que residiu até o final dos anos 50, quando mudou-se para São Paulo.

Seu primeiro emprego na capital paulista foi na "Romão Magazine", loja e fábrica de calçados localizada no Tatuapé, onde fazia calçados.

Depois, Veríssimo trabalhou por duas décadas na "Expresso Paissandu", uma das principais sapatarias de São Paulo da década de 60, localizada nas proximidades do Largo do Paissandu, centro de São Paulo.

Quando a Expresso Paysandu fechou, Veríssimo ficou com os equipamentos da mesma, como forma de pagamento, e montou sua própria oficina, em sua casa, no bairro de Santa Terezinha, zona norte da capital.

O "Tio Nêgo", como seus clientes carinhosamente o chamavam, atendia uma boa freguesia, fabricando, consertando e reformando calçados, inclusive era muito requisitado na época dos desfiles das escolas de samba, quando os passistas levavam calçados para serem pintados.

Era casado com Maria Alves da Silva, que ainda reside no bairro de Santa Terezinha com uma das filhas do casal, a dona de casa Regina, e duas netas.

Além de Regina, o casal teve outros três filhos: Antônio Donizetti da Silva (despachante e corretor de móveis aposentado); Luiz Henrique da Silva (pedagogo, residente em Jandira-SP) e Márcio Tadeu da Silva (enfermeiro padrão, residente em São João Del Rei-MG).

Veríssimo e sua esposa são avós de oito netos e seis bisnetos.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES