Valussi

Ex-zagueiro do Corinthians que se tornou árbitro

Valussi nasceu no dia 9 de julho de 1923, na Vila Maria Zélia, zona norte de São Paulo. Seu irmão, Danete Pietrobom, era técnico de futebol do time da garotada da Vila, do qual Anacleto fazia parte.
Certo dia, um componente da diretoria do Corinthains foi assistir ao jogo dos garotos. Ele gostou tanto da habilidade do time que os convidou para jogar no Parque São Jorge.
Foi assim que, aos 11 anos de idade, Anacleto ingressou no time juvenil do Corinthians. Depois disso, passou a aspirante até chegar ao profissional (jogou no Timão de 1943 a 49, atuou em 18 partidas - 11 vitórias, 2 empates, 5 derrotas - e não marcou nenhum gol). Era conhecido como o zagueiro Valussi (o apelido veio de um defendor argentino chamado Valussi).
Anacleto jogou também pela Portuguesa e encerrou a carreira no Juventus, em 1952, quando por causa de uma distensão muscular não pôde mais jogar.
Foi então que resolveu tentar a carreira de árbitro. Em 1955, ele fez um curso profissionalizante e iniciou como bandeirinha em jogos inferiores até chegar ao posto de melhor árbitro do Brasil por três anos consecutivos.
Valussi apitou até os 45 anos, quando a lei dos 45 o impediu de atuar. Ele dizia que quando não pudesse mais continuar como árbitro, seria comentarista de rádio ou representante de algum clube, porém por motivos pessoais acabou se afastando do esporte. Começou a trabalhar na Cibramar e saiu de lá apenas ao se aposentar, há 10 anos.
No ano de 1949, Anacleto se casou com Ruth Natal Pietrobom e foi morar no bairro do Belém, zona leste de São Paulo. Teve duas filhas, Eliana e Elaine e dois netos, Felipe e Isabella, provenientes do casamento de Elaine.
Em 1972, mudou-se para o Itaim Bibi, zona sul da capital paulista, onde mora até hoje com a mulher e a filha mais velha. Atualmente, Valussi pode ser encontrado todas as manhãs praticando Tai Chi Chuan, no Parque do Ibirapuera. Seu interesse pelo futebol nunca desapareceu, continua a assistir a todos os jogos que passam na televisão.
Uma das partidas mais marcantes que Valussi foi árbitro aconteceu em 1959, quando ele trabalhou no jogo em que o Palmeiras venceu o Santos, de virada, por 2 a 1, gols Julinho e Romero (de falta), para o Palmeiras, e Pelé, para o Santos.
Esse texto nos foi enviado pela bela Isabella Daelli, neta do Valussi. Muito obrigado, Isabella!

ver mais notícias

Valussi jogou no Timão de 1943 a 49, atuou em 18 partidas - 11 vitórias, 2 empates, 5 derrotas - e não marcou nenhum gol.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES