Waldir Amaral

Ex-narrador esportivo

por Marcelo Rozenberg

Nascido em Goiânia e falecido no Rio de Janeiro vitimado por uma insuficiência coronariana aos 71 anos, Waldir Amaral foi um grande jornalista e radialista brasileiro.

Entrou para a história como um dos precursores da narração esportiva mais artística, na qual os bordões desfilam constantemente. Vários deles criados por Amaral marcaram tanto que até hoje são lembrados pelos mais antigos como "indivíduo competente", "o relógio marca" e "tem peixe na rede".

Também criou um dos mais famosos apelidos que algum jogador de futebol teve em todos os tempos: "Galinho de Quintino", direcionado ao eterno ídolo flamenguista Zico.

Sua trajetória foi praticamente construída no Rio de Janeiro, embora tenha iniciado a carreira na rádio Clube de Goiânia. Na cidade maravilhosa, trabalhou nas rádios Tupi, Mauá (onde teve a primeira chance na área esportiva), Continental, Mayrink Veiga, Nacional e Globo, onde permaneceu de 1961 a 1983.

Foi contemporâneo de outros nomes famosos do rádio esportivo como Jorge Curi, João Saldanha, Doalcei Camargo e Mário Vianna. Cobriu nove Copas do Mundo.

Ainda sobre Waldir Amaral, o Portal Terceiro Tempo recebeu no dia 28 de abril de 2008, do internauta Emerson Gomes Ruiz, o seguinte e-mail:

"Olá Milton,

O apelido de "Galinho de Quintino", pela qual o craque Zico é conhecido,foi criado pelo narrador esportivo Waldir Amaral, que marcou época na Rádio Globo,do Rio de Janeiro,nas décadas de 60,70 e começo dos 80, inclusive formando dobradinha com Jorge Cury. E da sua equipe surgiram feras como José Carlos Araújo (o Garotinho), Luiz Penido (o Garotão da Galera), Kléber Leite (publicitário e atual dirigente do Flamengo), Loureiro Neto, Edson Mauro, Gilson Ricardo, Maurício Torres, Rui Guilherme e outros.

Abraço Milton.

Emerson Gomes Ruiz
Ponta da Praia
Santos(SP)"

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES