Valdeir

Ex-volante do Flamengo

por Rogério Micheletti

Valdeir, o Valdeir Bispo dos Santos, volante que defendeu o Flamengo, no final dos anos 80, e Guarani, Paysandu e Figueirense, nos anos 90, hoje mora em Campinas (SP), bairro do Centro. "Gostei da cidade e resolvi comprar uma casa lá. Moro com a minha família e tenho um comércio de roupas femininas com a minha esposa", conta Valdeir, que é casado com Sandra e é pai de uma filha, Isabelle.

Nascido no dia 25 de outubro de 1966, em Rondonópolis (MT), Valdeir começou a carreira profissional no União Rondonópolis, em 1987. No ano seguinte, ele se transferiu para o Mixto. "Naquele mesmo ano, eu fui campeão mato-grossense pelo Mixto", conta o ex-meio-campista.

Em 1989, o Flamengo resolveu apostar na promessa do futebol do Mato Grosso. Valdeir, no entanto, não teve muitas chances no rubro-negro carioca. Segundo o "Almanaque do Flamengo", de Clóvis Martins e Roberto Assaf, foram apenas oito jogos pelo Fla (seis vitórias, um empate e uma derrota). "Fiz parte do elenco do Flamengo que foi vice-campeão carioca. Perdemos a final para o Botafogo, que venceu a final com aquele gol de Maurício", lembra.

Em 1990, o meio-campista trocou o futebol carioca pelo futebol paulista. Valdeir assinou contrato com o Botafogo de Ribeirão de Preto. Fez boas partidas pelo Pantera e ,junto com o lateral-esquerdo Elias (que depois jogou no Corinthians), transferiu-se para o Guarani.

"Meu passe pertencia ao Guarani e fui emprestado ao Paysandu em 1992. Tive a felicidade de ser campeão paraense naquele ano", conta Valdeir, que atuava no Papão da Curuzu ao lado de jogadores experientes, entre eles o zagueiro Vitor Hugo, o lateral-direito Édson Boaro e o atacante Edil.

Valdeir fez fama no Paysandu e em 1997 foi para o Santa Cruz. Em 1998, ele atuou pela Portuguesa Santista e no ano seguinte foi campeão catarinense pelo Figueirense. Em 2000 e 2001, o meio-campista defendeu o Criciúma e em 2002 pendurou as chuteiras quando defendia o Comercial de Ribeirão Preto.

Masters do Corinthians

Valdeir ainda não conseguiu se desligar totalmente do futebol. Nas horas vagas, ele atua no time masters do Corinthians e também na seleção brasileira de masters.

"É uma alegria muito grande jogar no time do Corinthians de masters. E olha que eu cheguei a fazer testes no Corinthians nas categorias de base, em 1982. Agora, já bem mais velho, tenho a felicidade de jogar pelo time corintiano, que tem uma torcida fantástica", fala Valdeir.

Volantes que admira

"Eu sempre gostei muito de ver o Dunga jogando. Mas gostava também do Ezequiel (ex-Corinthians) e do Fernandão (ex-Mogi, Lusa, Palmeiras e Marília). O Fernandão é um grande exemplo pra todo mundo", elogia.

ver mais notícias

Segundo o "Almanaque do Flamengo", de Clóvis Martins e Roberto Assaf, foram apenas oito jogos pelo Fla (seis vitórias, um empate e uma derrota). "Fiz parte do elenco do Flamengo que foi vice-campeão carioca. Perdemos a final para o Botafogo, que venceu a final com aquele gol de Maurício", lembra.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES