Vacaria

Ex-lateral esquerdo de Inter e Palmeiras
por Sérgio Quintella
 
Olavo Dorico Vieira, o Vacaria, nasceu em Urussanga, Santa Catarina, em 26 de janeiro de 1949. O ex-lateral-esquerdo do Inter e do Palmeiras morreu no dia 30 de julho de 2016, aos 67 anos, na cidade de Canoas-RS.
 
O apelido nasceu quando o ex-lateral esquerdo, durante um treino pelo Passo Fundo (RS), chutou a bola para fora do estádio, o que causou o comentário de um outro atleta:
 
"Essa foi parar lá em Vacaria", em alusão à cidade localizada a quase 200 quilômetros de Passo Fundo.
 
Dois anos depois de ser lançado no modesto time gaúcho, Vacaria foi transferido para o Internacional, da capital, e fez parte do grupo campeão do Estado nos anos de 1970 e 1971.
 
No ano seguinte, foi emprestado ao Figueirense onde se consagrou novamente campeão.
 
De volta ao Inter em 1973, Vacaria se tornou titular absoluto do time de Dino Sani (1972-1973) e Rubens Minelli (1974 -1976), conquistando o bicampeonato brasileiro de 1975/76..
 
Em 1977, Vacaria foi para o Palmeiras, time do qual fez parte durante a campanha do vice-campeonato brasileiro, perdido para o Guarani de Campinas (SP), em 1978.
 
Vacaria vestiu a camisa do Verdão em 29 oportunidades (16 vitórias, 9 empates, 4 derrotas) e marcou um único gol (fonte: Almanaque do Palmeiras - Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti).
 
Depois que parou de jogar, o ex-lateral de Passo Fundo, Inter, Figueirense e Palmeiras virou técnico de times grandes e médios do sul do Brasil.

Em abril de 2013, como cônsul do Internacional, Vacaria estava na cidade catarinense de Joinville quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Depois dos primeiros socorros ele foi removido de helicóptero para Porto Alegre, onde foi tratado e recuperou-se.
ver mais notícias

Pelo Palmeiras:

Vacaria vestiu a camisa do Verdão em 29 oportunidades (16 vitórias, 9 empates, 4 derrotas) e marcou um único gol (fonte: Almanaque do Palmeiras - Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti).

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES