Tito Vilanova

Ex-treinador do Barcelona
por Diogo Miloni
Comandante de uma das equipes mais aclamadas da história do futebol, Francesc Vilanova i Bayo, popularmente conhecido como Tito Vilanova, chefiou o mágico time do Barcelona durante quase uma temporada toda. Em 25 de abril de 2014, após uma intensa luta contra o câncer, Tito não resistiu e morreu.

Natural da Catalunha, Tito nasceu em 17 de setembro de 1968 e começou sua carreira na "La Masía?, como é conhecida a categoria de base do Barcelona. Apesar de talentoso, o meio-campista enfrentou concorrência desleal no time titular culé. Sem oportunidades, se transferiu para equipes mais modestas do futebol espanhol, até tornar-se treinador.

Em 2008, após duas temporadas no Barcelona B, Tito Vilanova foi escolhido por Pep Guardiola, antigo companheiro da base, para ser auxiliar técnico do time principal. Como assistente, venceu a Liga dos Campeões de 2009 e 2011, além de três vezes a Liga Espanhola.

Na metade de 2012, Guardiola demitiu-se do Barça e deixou o cargo de confiança nas mãos de seu assistente. Com bom início à frente do clube, Tito não decepcionou a exigente torcida, mas afastou-se da função em dezembro para o tratamento de um tumor na glândula parótida. No ano seguinte, porém, retornou às atividades, onde permaneceu até junho de 2013.
 

Foto: UOL

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES