Thomaz Mazzoni

Grande jornalista da A Gazeta Esportiva
por Diogo Miloni
Thomaz Mazzoni foi um dos grandes jornalistas que fizeram parte da equipe do jornal A Gazeta Esportiva. Autor de apelidos e alcunhas para times de futebol e partidas clássicas, faleceu no dia 14 de janeiro de 1970, na cidade de São Paulo.

Natural da Itália, Thomaz nasceu em 1900 e foi vítima da grande crise que a Europa vivia no início do século XX. Chegou ao Brasil ainda criança e aos 20 anos já trabalhava no São Paulo Esportivo, publicação paulistana da época.

Em 1928, foi contratado como redator do jornal A Gazeta Esportiva, graças ao bom trabalho realizado em sua primeira experiência profissional. Dois anos depois, assumiu o comando da redação e iniciou uma mudança significativa para o futebol: a reciclagem dos termos.

Thomaz Mazzoni foi responsável pela criação de alcunhas para grandes clubes, como: "Clube da Fé", para o São Paulo, "Timão" e "Mosqueteiro", para o Corinthians, "Campeoníssimo", ao Palmeiras, "Moleque Travesso", para o Juventus, e "Nhô Quim", para o XV de Piracicaba.

O ítalo-brasileiro também era bom na criação de apelidos para os clássicos que começavam a surgir: "San-São", para a partida entre Santos e São Paulo, "Majestoso", para Corinthians e São Paulo, e "Choque-Rei", entre Palmeiras e São Paulo.
Foto: Reprodução
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES