Thiago Matias

Ex-jogador

Thiago do Carmo Matias, mais conhecido como Thiago Matias, encerrou sua carreira em 2013 aos 30 anos, após crise de pagamento no Guarani, seu último time. Em 2014 estuda para conseguir o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) para trabalhar na área.

Nascido em 17 de outubro de 1982, no bairro do Belenzinho, da Cidade de São Paulo-SP, o ex-atleta sempre teve incentivo dos familiares para jogar futebol. O pai de Thiago montou um time “Guimarães Futebol Clube”, na zona leste de São Paulo, para que o filho pudesse mostrar seu talento e brincar com a bola. Mesmo assim, o sonho do garoto era ser jogador de futebol profissional, e foi assim que fez testes na Portuguesa, onde atuou na base por três anos e no São Paulo por seis meses.

Mais tarde e depois de muitas tentativas, decidiu ir para o Palmeiras, onde teve mais oportunidade na categoria de base. Com os olhares e apoio do técnico Luís Felipe Scolari, Felipão, atual da Seleção Brasileira, foi revelado no ano de 2000. Matias teve uma boa passagem no time alviverde, conseguiu ser campeão pela extinta Copa dos Campeões e Torneio Rio-São Paulo, ambos no mesmo ano.

O Xerifão, como foi apelidado, saiu do Verdão emprestado em 2003 para jogar no Avaí, ficou por um ano, e em 2004 foi para o Londrina, onde ganhou seu primeiro prêmio de melhor zagueiro do estado do Paraná.

Em 2005, o ex-jogador fez parte da equipe do Paulista, obteve o titulo inédito da Copa do Brasil e, no mesmo ano, foi transferido para a Ponte Preta, retornando ao time de Jundiaí em 2007 para ficar no início do ano. Em seguida, Matias jogou no Santo André do qual foi Campeão Paulista da Série A2 e vice-campeão da Série B.

Depois da permanência na cidade de São Paulo, em 2009 o ex-atleta passou pelo Santa Cruz, sendo eleito o melhor zagueiro Pernambucano, após isso, foi para o clube de Minas, Ipatinga. Retornou ao time de Pernambuco em 2011, do qual teve uma boa trajetória.
Matias foi capitão e titular no tempo que esteve na equipe tricolor. Campeão pelo Campeonato Pernambucano, considerado pela segunda vez o melhor zagueiro do Campeonato, ídolo e sendo o atleta que fez mais gols. Quando foi vendido para o Ceará em 2012, causou uma revolta na torcida, tendo que sair escoltado.

Ele também passou pelo Itumbiara e Guaratinguetá, encerrando sua carreira em 2013 no Guarani. O ex-jogador já não estava recebendo do clube e chateado com a situação decidiu se aposentar.

Mesmo depois de se desligar da profissão, o ex Xerife fez um estágio não remunerado na Portuguesa como auxiliar técnico, e hoje, além de estudar para ser corretor, aguarda propostas para trabalhar como auxiliar técnico em outros clubes.

“Hoje após um ano que parei de jogar futebol, pretendo voltar aos gramados como auxiliar técnico. Foram 14 anos jogando bola profissionalmente, sei muita coisa. Estou aceitando convites para fazer o que sempre gostei.”

Thiago é casado, pai de três crianças: Thaiany, 12, (fruto do seu primeiro relacionamento), Yago, 6, e Isabela,2, da atual esposa Milena. Moram no Jardim Marajoara, na sua cidade natal.

Matias teve uma trajetória em diversos clubes brasileiros. Na época que jogava no Palmeiras o Mustafa Contursi, ex- presidente, não liberava o atleta para jogar fora. Ele também nunca foi convocado para a Seleção Brasileira.

Foto: Arquivo pessoal

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES