Terrorismo ameaça time de Dunga

Chico Santo, bastidores da Copa do Mundo-2010

Paula Vares Valentim
jornalista responsável

Chico Santo, direto de Durban - Havia dúvidas em relação ao futebol brasileiro. Insatisfeitos, os sul-africanos só falam em Ronaldinho Gaúcho. Elogios, apenas, para Messi e a sua Argentina. Foi assim até o início de uma nova história, escrita à partir do show de Luis Fabiano e de um futebol muito bem jogado. "Não dá para falar mal da Seleção Brasileira. O Brasil é o único país do mundo que consegue ser campeão mesmo não jogando bem e, quando quer, dá show?, disse a torcedora sul-africana Caroline Kwialls. Mais do que os três pontos - conquistados também contra a fraca equipe militar da Coréia do Norte - a vitória contra a Costa do Marfim trouxe de volta a alegria no rosto do amante do bom futebol. E olha que, por engano, em um dos muitos desarmes de Lúcio, até Gilberto Silva teve o nome ovacionado pelos sul-africanos. "Ele joga muito. A bola não passa por ele. O Brasil é rápido, criativo e tem uma defesa muito boa?, opinou Guyhumar Tieder. Em Durban, palco da partida de encerramento da Seleção Brasileira pela fase de grupos da Copa do Mundo da África do Sul, cerca cinco mil pessoas assistiram ao jogo contra a Costa do Marfim, espremidas entre o telão oficial da Fifa Fun Fest. Um cenário, idêntico ao que se observou nos bastidores do duelo contra a Coréia do Norte, em Johanesburgo, foi montado nas areias da receptiva cidade africana. Tudo muito organizado. Desde as tendas de diversão e alimentação até a segurança montada dentro e fora do Território Fifa. "Não estamos aqui para assistir ao jogos ou ver a Copa do Mundo. Nosso objetivo é garantir a segurança dos nossos visitantes. Ficamos atento a tudo e a todos. Tudo é filmado por vários ângulos. Sabemos, por exemplo, quem entra aqui com segundas intenções. A comunicação é perfeita. Quando necessário, a gente intervém?, afirmou um dos agentes de segurança da Fifa que não quis se identificar.
Ao contrário do que ocorreu na Cidade do Cabo e por trás dos gols de Luis Fabiano no Soccer City, onde o clima de tensão tomou conta da policia internacional, em virtude do que poderia ter sido um alerta terrorista, em Durban, a partida entre Brasil e Costa do Marfim se limitou a festa dos torcedores em diferentes línguas. "Nós amamos o Brasil?, disse o sul-africano Fred Geniston, com as cores da bandeira brasileira em seu rosto. "Os brasileiros são maravilhosos?, acrescentou o norte-americano Mark Luff.
Para a alegria dos moradores de Durban, maravilhados com o futebol brasileiro apresentado diante da Costa do Marfim, a Seleção Nacional do Brasil tem compromisso marcado contra a Seleção Portuguesa na próxima sexta-feira, no Estádio Moses Mabhiba. A expectativa é de que o Brasil continue de paz com a bola e confirme a boa fase.

 

Home - Bastidores da Copa do Mundo 2010
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES