Teófilo Stevenson Lawrence

O maior boxeador amador de todos os tempo
Por Chico SanTTo
Teófilo Stevenson Lawrence nasceu em 29 de março de 1952 em Puerto Padre e morreu em 11 de junho de 2012, vítima de um infarto do miocárdio em Havana, Cuba. Tricampeão olímpico dos peso pesados (mais de 90 kg), ganhou notoriedade dentro do ringue pelo gingado da costa oeste que lhe rendeu a alcunha de "maior boxeador amador de todos os tempos?.
Conhecido como "Gigante del Central Delicias? jamais quis se profissionalizar e conquistou o ouro olímpico em Munique-1972, Montreal-1976 e Moscou-1980. Respeitado, venceu, ainda o Pan-Americano da Cidade do México, em 1971 e San Juan em 1979. Em virtude da Guerra Fria e bloqueio de fronteiras socialistas, não participou dos Jogos de Verão de Los Angeles, em 1984, tendo se aposentado, dois anos depois, em 1986.
Ao longo de sua carreira, o boxeador disputou 321 combates e anotou 301 vitórias. Nunca foi nocauteado. Em 2006, fora do ringue, ocupou o cargo de diretor da federação cubana de boxe. Foi, ainda, deputado da Assembleia Nacional, vice-presidente da Federação Cubana de Boxe e trabalhava na Comissão Nacional de Atendimento a Atletas Aposentados e na Ativa do Instituto Nacional de Esportes e Educação Física.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES